Engenharia Didática com o tema Integrais Dependentes de Parâmetros – IDP’s

Autores

  • MARIA VANISIA MENDONÇA DE LIMA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - IFCE.
  • FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - IFCE.l

Resumo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa em andamento para o Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE. A pesquisa se consubstancia a partir da adoção de um design de investigação, no campo da Didática da Matemática, chamado de Engenharia Didática – ED, bem como a adoção de uma teoria que proporciona uma análise pormenorizada dos fenômenos vinculados ao ensino e aprendizagem da noção de Integrais Dependentes de Parâmetros – IDP’s, conhecida por Teoria das Situações Didáticas – TSD. Dessa forma, o trabalho descreve e indica os elementos essenciais que constituem as duas etapas iniciais de uma ED, a saber: análise preliminar e análise a priori (com ênfase ao processo de elaboração de situações didáticas). Assim, perspectivamos o desenvolvimento de uma fase de experimentação em sala de aula, em que o professor- pesquisador atua numa turma de Cálculo II, do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE- Campus Cedro, com arrimo das situações aqui discutidas e outras, tendo como escopo a obtenção de maior conhecimento didático e os fatores que podem incidir sobre sua transmissão didática em sala de aula no locus acadêmico.

Palavras-chave: Engenharia Didática; Integrais Dependentes de Parâmetros; Ensino.

Abstract

For this work the goal is to presents the preliminar results, relatively of an ongoing study for the Academic Master´s Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal Institute of Science and Education of State of Ceará – IFCE. The research takes a design of investigation in the field of Mathematics Education, called Didatical Engineering – DE, as well the adoption of a theory that provides a detailed analysis of a phenomena linked to the teaching and learning of the notion about Integrals Dependent of Parameters – IDP’s, known as Theory of Didatical Situations – TSD. Thus, the paper describes and lists the essencial elements that make up the two initial stages of an DE, namely: preliminar analysis and a priori analysis (with emphasis on the construction of didactic situatiuons). So, the work realises the development of an experimental phase in the classroom, in which the o teacher-researcher acts in a class of discipline of calculus II, the Degree in Mathematics IFCE - cedar Campus, with the aid of the situations discussed here and, on the other hand, the scope to obtain higher educational knowledge and the factors tha may related to its didactic transmission in the classroom of academic locus.

Keywords: Didactical Engineering; Dependent Integrals in Parameters; Teaching. 

Biografia do Autor

MARIA VANISIA MENDONÇA DE LIMA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - IFCE.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática - CEFETCE (2008) e especialização pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2012). Atualmente trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro, com mestrado em Ensino de Ciências e Matemática em andamento.

FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceara - IFCE.l

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - MACIMAT/IFCE (acadêmico). Coordenador Institucional do projeto DINTER entre IFCE - UNIAN/SP em Educaçáo Martemática 2015/2018.

Downloads

Publicado

2016-09-18

Edição

Seção

Artigos