Os conhecimentos docentes e as operações matemáticas envolvendo o número zero
Resumo
Resumo
O presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento, que faz uma breve contextualização histórica acerca do número zero, envolvendo seus diversos sentidos e sua utilização nas operações fundamentais. No que se refere ao desenvolvimento da pesquisa, cabe destacar que na busca por elementos da parte histórica, descobrimos que o número zero deixava os matemáticos indianos com dúvidas quanto aos resultados das operações, e queremos investigar se isso ocorre com os alunos no início da aprendizagem das operações matemáticas básicas, para tanto, usamos a Teoria das Situações Didáticas e a estruturação do milieu, a fim de organizar uma situação adidática que explore a comparação e as operações com números decimais envolvendo o zero. Ocupamo-nos também dos conhecimentos docentes que o professor utiliza em cada nível da estruturação, para auxiliar a organização da situação proposta e a institucionalização do conhecimento construído pelos alunos.
Palavras-Chave: Número zero; Estruturação do milieu; Conhecimentos docentes; Matemática.
Abstract
This article is part of a developing master thesis that studies the historical context of the number zero, its multiples meanings and uses in fundamental math operations. In relation to the research development, it is important to emphasize that during the search for historical elements we discovered that the number zero raised doubts to the indians mathematicians about the results of the operations. Therefore, we investigated if this situation occurs to students that are in the beginning of their learning of basic mathematical operations. Then, for such purpose, we used the Theory of Didactical Situations and the milieu structure, in order to organize an adidactical situation that explores the comparison and the operations with decimal numbers involving the number zero. In addition, we examined the knowledge used by teachers in each level of the formation in order to help to organize the proposed situation and the institutionalization of the knowledge built by the students.
Keywords: Number zero; Milieu structure; Teacher knowledge; Mathematics.