Saberes docentes e análise do milieu descendente em uma atividade sobre pensamento algébrico

RENATA MENDES SOARES, BARBARA LUTAIF BIANCHINI

Resumo


Resumo

Este artigo apresenta uma estruturação descendente do milieu[1] de um professor que planeja uma situação didática voltada ao desenvolvimento do pensamento algébrico em turmas de início do segundo ciclo do ensino fundamental brasileiro. Busca-se identificar alguns saberes profissionais dos professores, segundo Tardif, que estão presentes em cada situação, e são destacados dois pontos importantes a respeito das contribuições desse autor: o primeiro deles é a valorização atribuída pelo professor aos saberes experienciais em detrimento de outros saberes, fato que não deve ser ignorado em programas de formação inicial ou continuada; já o segundo é a relevância dada pelo autor aos saberes docentes construídos socialmente, os quais aqueles professores que buscam uma forma isolada de atuação deixam de construir. Esta pesquisa qualitativa toma como referências, além do autor supracitado, as concepções de Educação Algébrica de Fiorentini, Miorin e Miguel.

Palavras-Chave: Pensamento Algébrico; Saberes Docentes; Estruturação descendente do Milieu..

Abstract

This article presents a milieu’s descending structure of a teacher who plans to apply a didactic situation focused on the development of the algebraic thinking in students of the second cycle of Brazilian Secondary Education. This research seeks to identify some of the teachers knowledges according to Tardif (2014). That knowledges exist in every situation and also it is pointed out two important contributions of this author: the first is the valorization attributed by the teacher to the experiential knowledges upon others knowledges, a fact that should not be ignored in initial or continuing training programs; the second is the relevance given by the author to the socially constructed knowledge of the teachers, which are not built due to the isolated way of action of them. This qualitative research uses as references, besides Tardif, the conceptions of algebraic education from Fiorentini, Miorin and Miguel.

Keywords: Algebraic Thinking; Teachers Knowledge; Milieu’s Descending Structure. 

 


[1] Na teoria das situações, o milieu é um sistema antagonista ao sujeito, sendo o milieu adidático um sistema sem intenção didática, exterior ao sujeito, que por suas retroações às ações do sujeito, permite sua reflexão a respeito de suas ações e de sua aprendizagem. Ou seja, o aprendiz é o responsável pelo processo de sua aprendizagem (AMOULOUD, 2007, p. 35).


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