Os princípios norteadores da formação continuada de professores na rede municipal de ensino de São Paulo e a escrita do documento curricular de matemática

WANUSA RODRIGUES DA SILVA, ANA LÚCIA MANRIQUE

Resumo


Resumo

Este texto tem por objetivo trazer resultados parciais, de cunho bibliográfico, de uma pesquisa que abordará o percurso de formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, que se desdobrou na construção coletiva de documentos que pautam os direitos de aprendizagem para os diferentes componentes curriculares, entre eles, a Matemática. Abordamos aspectos sobre a noção teórica do currículo crítico-emancipatório e a concepção de professor como intelectual transformador e, em seguida, de forma breve, a trajetória de formação percorrida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Apontamos o desafio, por parte das políticas públicas, de pensar a formação docente tendo como princípios a escuta e o diálogo, bem como de romper com uma visão curricular reprodutora de desigualdades, a fim de promover propostas de um currículo que apresente a matemática como instrumento de leitura crítica sobre o mundo.

Palavras-Chave: Currículo Crítico-Emancipatório; Direitos de Aprendizagem; Formação de Professores, Políticas Públicas.

Abstract

The propose of this text is to provide partial bibliographic results of a research that will approach the continuing education of teachers of the Municipal Education of São Paulo, which has been developed in the collective construction of documents that guide the rights of learning for the different curricular components, between them, Mathematics. We approach aspects of the theoretical notion of the critical-emancipatory curriculum and the conception of teacher as transformative intellectual, and then, briefly, the training trajectory traveled by the Municipal Education Department. We point out the challenge of public policies to think about teacher education with principles of listening and dialogue as well as breaking with a reproductive curricular view of inequalities in order to promote proposals for a curriculum that presents mathematics as an instrument Critical reading about the world.

Keywords: Critical emancipatory curriculum; Learning rights; Teacher education; Public policies.  


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