Contribuições para a construção de saberes docentes sobre geometria analítica plana: um estudo durante o estágio supervisionado
Resumo
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os principais elementos da pesquisa em fase de andamento, vinculado ao grupo de pesquisa Processos de Ensino e de Aprendizagem em Matemática (PEA-MAT) e ao projeto Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática em Ambientes Tecnológicos PEA- MAT/DIMAT, desenvolvido em parceria entre a PUC-SP e a PUC- PERU. Nossa pesquisa visa investigar quais os saberes docentes, da formação inicial do professor de matemática, são (re)construídos pelos sujeitos, durante o estágio supervisionado, no âmbito do estudo da Geometria Analítica Plana (GAP). Estruturamos o desenvolvimento de um estudo de caso em uma turma de estágio supervisionado de ensino médio, junto a uma universidade estadual na Bahia. Apoiados num quadro teórico da didática francesa articulado com as pesquisas americanas que se debruçaram sobre conhecimento/saberes de professores. Os resultados parciais de nosso estudo coadunam para necessidade de se apontar saberes de referência para formação inicial de professores.
Palavras-Chave: Estágio Supervisionado, Conhecimento Docente, Conhecimento Didático, Educação Matemática; Geometria Analítica Plana.
Abstract
This article aims to present the main elements of the research in progress phase. It is linked to the research group Teaching Processes and Learning in Mathematics (PEA-MAT) and to the project Processes of Teaching and Learning of Mathematics in Technological Environments (PEA-MAT/DIMAT), developed in partnership between PUC-SP and PUC-PERU. Our research aims at investigating the teachers’ knowledge of initial teacher training in mathematics, are reconstructed by the subjects, during supervised training, in the scope of the study of Analytical Geometry (AG). We structured the development of a case study in a supervised at High School together with a state university in Bahia. Supported in a theoretical framework of French didactics articulated with the American’s researches that focused on knowledge/knowledge of teachers. The partial results of our study are consistent with the need to identify reference knowledge for initial teacher training.
Keywords: Supervised internship, Teaching Knowledge, Didactic Knowledge, Mathematics Education; Flat Analytical Geometry.