Um panorama das pesquisas sobre área de triângulos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i1p37-53Resumo
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo apresentar um panorama das investigações já realizadas a respeito de áreas de triângulos na tentativa de identificar os principais desafios das pesquisas futuras neste segmento. Após fazer o levantamento das pesquisas no Banco de Teses da CAPES, detectamos oito trabalhos de 1998 até 2017 e concluímos que as que tratam de análise de livro didático apontam para um trabalho numérico e não favorecem a compreensão da noção de grandeza; as que tratam do tema com alunos apontam que estes confundem área e perímetro, apresentam mais dificuldade com figuras triangulares e que utilizam as fórmulas mecanicamente; as que tratam de formação de professores mostram que eles possuem uma abordagem tecnicista para o ensino do tema. Há carência de trabalhos nas duas últimas categorias.
Palavras-Chave: Grandeza geométrica; Área de triângulo; Área enquanto grandeza.
Abstract
This article presents a bibliographic research that aims to introduce an overview of previously carried out investigations on the area of triangles in the attempt to identify the main challenges future researches will face in this segment. After collecting data in CAPES bank of dissertations, eight papers between 1998 and 2017 were detected and it was concluded that those which cover textbook analyses indicate a numerical work, with no benefit to the comprehension of the notion of greatness; those covering the topic directly with students indicate that learners: mistake area for perimeter, show more difficulties with triangle figures and use the formula mechanically; and those which cover teacher training indicate that educators have a technical approach to instruct the subject. There is lack of papers in the last two decades.
Keywords: Geometric greatness. Area of the triangle. Area as greatness.