O PROMULMEC e os primeiros passos da pós-graduação em educação matemática

Autores

  • JONATHAN MACHADO DOMINGUES Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i2p56-77

Palavras-chave:

História da educação matemática, Campo Científico, Ubiratan D'Ambrosio

Resumo

O presente artigo objetiva identificar alguns elementos da constituição do campo científico em Educação Matemática, por meio do Projeto Multinacional para a Melhoria do Ensino de Ciências (PROMULMEC), intercalando-se ao primeiro Mestrado de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no período de 1975 a 1983. Diante desse contexto, a questão norteadora deste artigo foi à seguinte: Que estruturação de formação está presente no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, da UNICAMP, relativamente à Matemática? Em linhas de síntese, a formação em questão, focalizava-se no seguinte saber a ensinar: Disciplinas Instrumentais, que possuíam uma carga horária de 405 horas. Por fim, infere-se que o Professor Ubiratan D’Ambrosio pode ser caracterizado como um personagem principal para o desenvolvimento da formação em questão da UNICAMP.

Biografia do Autor

JONATHAN MACHADO DOMINGUES, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (PPGESIA - UNIFESP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Especialista em Educação, Gêneros e Sexualidade pela Faculdade Iguaçu. Licenciado em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- Maracanã). Idealizador do Projeto Direitos Humanos e Educação (@direitoshumanos_educacao). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: Educação Matemática, Direitos Humanos e Diversidade de Gênero e Sexualidade.

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Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Artigos