Ensino de função afim: proposta de um jogo com feedback automático

Autores

  • THIAGO NOVAES SILVA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-0480-6234
  • CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i2p3-16

Palavras-chave:

Jogos, Gamificação, Feedback automático, Função afim

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, apresenta uma proposta de elaboração de um jogo, com feedback automático, para o estudo de Função Afim por meio do software GeoGebra, utilizando os fundamentos da gamificação. Como aporte teórico, foi utilizada a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, que menciona uma aprendizagem mais significativa quando se consegue transitar por diferentes registros de um mesmo objeto matemático. Assim, a proposta do jogo direciona o aluno para que reconheça as formas algébrica e gráfica da Função Afim e, à medida que ele erra, o próprio jogo fornece instruções para que ele possa avançar, aprendendo com o erro e obtendo êxito na finalização do jogo.

Biografia do Autor

THIAGO NOVAES SILVA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Engenharia de Produção com ênfase em Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2009), graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2022), Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Universidade Cândido Mendes (2016) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2017). Doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando na linha de pesquisa de Tecnologias da Informação e Educação Matemática. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidad de Cantabria na Espanha por 6 meses (setembro 2023 à fevereiro 2024). Atualmente é professor efetivo de matemática EBTT do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Macaé.

CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Lógica Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação (PUC-SP-2000); em Design Instrucional para Educação On-Line (UFJF-2007) e em Entornos Virtuales de Aprendizaje (OEI-2010). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando na Graduação, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e em Curso de Extensão na COGEAE. Os projetos de pesquisas em desenvolvimento abordam tecnologias digitais, realidades virtual e aumentada, ensino híbrido, contexto STEM e STEAM. Disciplinas realizadas no curso de especialização Inteligência Artificial na Educação da Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora da Implantação do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância da PUC-SP no 1oSem/2009. Coordenadora do Instituto GeoGebra de São Paulo. Atualmente, está como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2023).Editora da Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo e de 2005 a 2020, da Revista UNIÓN - Revista IberoAmericana de Educación Matemática - FISEM. 

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Publicado

2024-04-23

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Artigos