Prática como componente curricular na licenciatura em Matemática de um instituto federal

Autores

  • LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA PUC-SP
  • BARBARA LUTAIF BIANCHINI PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i1p64-72

Resumo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como as atividades de Prática como Componente Curricular (PCC) estão organizadas nos Projetos Pedagógico de Curso da Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal (IF). Esta investigação tem uma abordagem de pesquisa qualitativa, feita com base na análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal (IF) da região norte do Brasil. Para tanto, tomou-se Bardin como referencial metodológico. Além disso, adotamos como referencial teórico as contribuições de Cochran-Smith e Lytle, que apresentam concepções da formação de professores, o conhecimento para a prática, o conhecimento na prática e o conhecimento da prática. Percebemos que a PCC como conhecimento para a Prática foi organizada em disciplinas, o que na maioria das vezes dificulta o entendimento do que realmente é a PCC, já que fica ao critério de cada professor.

Palavras-Chave: Formação Inicial; Prática como componente curricular; Licenciatura em Matemática.

Abstract

The aim of this article is to analyze how the activities concernig Practice as a Curricular Component (PCC) are organized in the Pedagogical Projects of the Mathematics Licentiate Degree of a Federal Institute (FI). This research is based on a qualitative research approach, grounded on the analysis of the Pedagogical Course Project (PCP) of the Mathematics Licentiate Degree of a Federal Institute (FI) located in northern Brazil. Bardin was used as a methodological reference to this end. In addition, Cochran-Smith and Lytle's contributions, which present concepts on teacher training, knowledge for practice, knowledge in practice and knowledge of practice, are adopted as theoretical references. We perceive that the PCC as knowledge for Practice was organized in disciplines that, in most cases, makes it difficult to understand what the PCC really is, since this is up to each teacher.

Keywords: Initial formation; Practice as a Curricular Component; Mathematics Licentiate Degree

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Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos