Formação continuada de professores para o ensino de matemática com tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.67700

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Produção e Mobilização de Conhecimentos

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar um estudo das produções acadêmicas, publicadas entre 2018 e 2022, que abordam a temática da necessidade de formação continuada para a produção e mobilização de conhecimentos matemáticos integrados às tecnologias digitais por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos por meios de uma pesquisa no Banco de Dissertações e Teses da Capes. Como resultados, identificamos que um dos fatores que contribui para a construção de conhecimentos matemáticos por professores polivalentes é ter uma formação continuada que discuta, de forma consistente, os conceitos matemáticos. Além disso, concluímos que a formação inicial desses professores nem sempre contempla, de forma efetiva, os conhecimentos tecnológicos. Portanto, há necessidade de se investir na formação continuada de professores alfabetizadores quanto ao uso das tecnologias digitais para o ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa - MG. Mestre (2012) e Doutora (2016) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Têm desenvolvido pesquisas abordando os temas: Tecnologias Digitais, Formação Continuada de Professores de Matemática, GeoGebra, Padrões Fractais, Generalização de Conteúdos Matemáticos, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Intradisciplinaridade Matemática e Raciocínio Proporcional. Possui experiência profissional, como Docente Adjunta e Diretora da Faculdade de Ciências na Universidade Federal do Pará - Campus Salinópolis e como professora de Matemática da Educação Básica, nas redes pública e privada dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro nas modalidades regular e EJA. 

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Publicado

2025-01-29