Proposição de oficinas envolvendo conceitos matemáticos da Educação Básica: contribuições para a formação docente no Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.68825Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado, Conhecimento Didático-Matemático, Oficinas de MatemáticaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir uma das ações de um professor formador durante uma disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática e os conhecimentos que essa ação pode ter oportunizado aos licenciandos. A ação em foco é a proposição de oficinas envolvendo conceitos matemáticos da Educação Básica. O estudo, que constitui um recorte parcial de uma pesquisa de mestrado, adota uma abordagem descritiva e utiliza como referencial teórico uma adaptação do Conhecimento Didático-Matemático e dos pressupostos de idoneidade didática de Godino (2009). O estudo evidenciou que a proposição de oficinas é um ambiente propício para praticar e aprofundar aspectos teóricos e práticos da docência em Matemática. No entanto, também apontou algumas lacunas, como a falta de integração das oficinas com as escolas campo de Estágio.
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