A pesquisa com jogos no ensino de matemática:

aspectos teóricos e metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.70204

Palavras-chave:

jogos matemáticos, pesquisa bibliográfica, ENEM, SIPEM

Resumo

Este estudo busca identificar e compreender como o referencial teórico e metodológico é utilizado nas pesquisas sobre jogos no ensino de matemática, nos anais Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa com o uso da revisão bibliográfica sobre jogos matemáticos, encontrando 23 trabalhos aderentes ao objetivo estabelecido. Como resultados, evidenciamos vários referenciais teóricos e metodológicos no uso de jogos matemáticos nos processos de ensino e de aprendizagem, com maior evidência aos trabalhos de Grando, Kishimoto e Massa. Essa constatação ressalta a necessidade de estudos que investiguem estratégias eficazes para incorporar nas práticas pedagógicas de jogos para enriquecer o ensino e a aprendizagem da Matemática em diferentes níveis e etapas de estudos.

Referências

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BISHOP, A. J. Mathematical enculturation: a cultural perspective on mathematics education. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em https://www.alex.pro.br/BNCC%20Matem%C3%A1tica.pdf. Acesso em: 17 dez. 2025.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais — Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CEDRO, W. L. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de Matemática: uma perspectiva histórico-cultural. 2008. 242f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2012.

DENZIN, N. K; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DEWEY, J. Democracia e educação: capítulos essenciais. Tradução de Roberto Cavallari Filho. São Paulo: Ática, 2007.

DOS ANJOS, Cristine Moraes; SECAFIM, Mariana Figueira. Dificuldades com a aprendizagem de matemática na educação superior. CoInspiração-Revista dos Professores que ensinam Matemática, v. 1, n. 1, p. 78-91, 2018.

DOUADY, R. Jeux de cadres et dialectique outil-objet. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 7, n. 2, p. 5-31, 1986.

DUVAL, R. L’anlyse cognitive du fonctionnement de la pensée et de l’activité mathématique: cours sur les apprentissages intellectuels donné à la PUC-SP. São Paulo: Programa de estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 1999.

DUVAL, R. Semiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berna: Peter Lang, 1995.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

FORNARI, Elaine Lima da Silva; MASSA, Lindemberg Sousa. O uso do Tangram no ensino de frações em turmas de 6º ano. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. PDE. Caderno de Artigos, 2014.

FREIRE. P. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. [S. l.]: Atlas, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

GRANDO, R. C.A, O conhecimento matemático e o uso dos jogos na sala de aula. Campinas SP, 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2000.

GRANDO, R.C. O jogo suas possibilidades metodológicas no processo ensino aprendizagem na matemática. 1995. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 1995.

GROLLMUS, Nicholas S.; TARRÈS, Joan P. Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, mayo 2015. Disponível em:< file:///C:/Users/Particular/Downloads/2207-9561-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 10 jan. 2025.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.

LEONTIEV, A. Atividade, consciência e personalidade. México: Cartago, 1984.

LORENZATO, Sérgio Apparecido. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1, p. 64-74, jun./mar. 2016.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

MOURA, M. O. de. A atividade de ensino como unidade formadora. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 11, n. 12, p. 1-14, 1996.

PIRES, A. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências sociais. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J.; GROULX, L.; LAPERRIERE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Cesar Ernani. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBAS, Deucleia; MASSA, Lindemberg Souza. Uso de jogos no ensino de matemática. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, v. 1, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/20 16/2016_artigo_mat_unicentro_deucleiaribas.pdf. Acesso em: 09 jan. 2025.

RODRIGUES, Carolina Innocente. Aprendo com jogos – conexões e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

SOUZA, A. P.; PIRES, D. X. Uma proposta teórica-experimental de sequência didática sobre interações intermoleculares no ensino de química, utilizando variações do teste da adulteração da gasolina e corantes de urucum (A theoretical-experimental proposal, in teaching sequences about intermolecular interactions). Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, p. 385-413, 2012.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Referências dos textos analisados

ANGELO, Alex Garcia Smith; MORETTI, Vanessa. O desenvolvimento do pensamento teórico de professores em um contexto de jogos digitais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/479875-o-desenvolvimento-do-pensamento-teorico-de-professores-em-um-contexto-de-jogos-digitais-e-das-tecnologias-de-info. Acesso em: 31 jan. 2025.

BADOCO, Joao Victor; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçalves. Jogos digitais para ensino de matemática: um panorama a respeito de sua utilização nos anais do ENEM. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/479440-jogos-digitais-para-ensino-de-matematica--um-panorama-a-respeito-de-sua-utilizacao-nos-anais-do-ENEM. Acesso em: 31 jan. 2025.

BALBINOT, Catia et al. A elaboração de jogos para a construção de conhecimentos matemáticos. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/478417-a-elaboracao-de-jogos-para-a-construcao-de-conhecimentos-matematicos. Acesso em: 31 jan. 2025.

BALTAZAR, Mara Cristina; PIRES, Vanessa da Silva. Jogos e inclusão: uma experiência matemática. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/484481-jogos-e-inclusao--uma-experiencia-matematica. Acesso em: 31 jan. 2025.

BARROS, Vilma Luísa Siegloch; SILVA, Mara Rykelma da Costa; FERREIRA, Aldeir Braga. Jogos digitais: desafios e potencialidades frente ao ensino remoto. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/472424-jogos-digitais--desafios-e-potencialidades-frente-ao-ensino-remoto. Acesso em: 31 jan. 2025.

BATTISTI, Neomar; PETRY, Thomas; PEREIRA, Deise Nivia Reisdoefer. Os jogos como estratégia de ensino na revisão de conceitos matemáticos. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483635-os-jogos-como-estrategia-de-ensino-na-revisao-de-conceitos-matematicos. Acesso em: 31 jan. 2025.

CONCEIÇÃO, Gabriel Viana da; CUNHA, Débora Alfaia da. Atividades matemáticas interculturais para o ensino fundamental: estudo de probabilidade com dados e jogos africanos. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/484045-atividades-matematicas-interculturais-para-o-ensino-fundamental--estudo-de-probabilidade-com-dados-e-jogos-africanos. Acesso em: 31 jan. 2025.

FURTADO, Maria Gabriela de Figueiredo; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Relações étnico-raciais em contextos escolares e jogos africanos em pesquisas acadêmicas. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/484406-relacoes-etnico-raciais-em-contextos-escolares-e-jogos-africanos-em-pesquisas-academicas. Acesso em: 31 jan. 2025.

LAGE, Jéssica Áurea. A utilização de jogos no ensino da matemática nos anos iniciais: uma perspectiva através da enculturação matemática. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483981-a-utilizacao-de-jogos-no-ensino-da-matematica-nos-anos-iniciais--uma-perspectiva-atraves-da-enculturacao-matematica. Acesso em: 31 jan. 2025.

LEMES, Jean Carlos; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. Conhecimentos especializados evidenciados por futuros professores de matemática na proposta do jogo “frações com dominós” para a inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2021. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf. Acesso em: 31 jan. 2025.

LEVY, Lênio Fernandes. O uso de jogos (no ensino de matemática) em concordância com a Teoria Pragmatista Deweyana. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ xivenem2022/462393-o-uso-de-jogos-(no-ensino-de-matematica)-em-concordancia-com-a-teoria-pragmatista-deweyana. Acesso em: 31 jan. 2025.

LIMA, Arthur da Silva; SANTOS, Viviane de Oliveira; ALBUQUERQUE, Erenilda Severina da Conceição. Sem mais nem menos on-line: “mapas de jogos - um estudo de matemática e cartografia”. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/479556-sem-mais-nem-menos-on-line--mapas-de-jogos---um-estudo-de-matematica-e-cartografia. Acesso em: 31 jan. 2025.

MEDEIROS, Walyssom Miranda. Reflexões de um professor mediador em uma oficina de desenvolvimento de jogos utilizando o Scratch. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/479457-reflexoes-de-um-professor-mediador-em-uma-oficina-de-desenvolvimento-de-jogos-utilizando-o-Scratch. Acesso em: 31 jan. 2025.

MONTEIRO, Jeirla Alves; MARTINS, Antonio Alison Pinheiro; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de. Jogos no ensino de frações para alunos da EJA. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483994-jogos-no-ensino-de-fracoes-para-alunos-da-EJA. Acesso em: 31 jan. 2025.

OLGADO, Maicon Diego da Silva; TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues; TREVISAN, Eberson Paulo. Jogos e atividades interativas com auxílio de plataformas digitais: uma proposta para o ensino de geometria. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/477076-jogos-e-atividades-interativas-com-auxilio-de-plataformas-digitais--uma-proposta-para-o-ensino-de-geometria. Acesso em: 31 jan. 2025.

OLIVEIRA, Ana Carolina Barboza de; ALVES, Rozane da Silveira. Mapeamento sobre o uso de jogos digitais na formação de professores de matemática do ensino fundamental II. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483909-mapeamento-sobre-o-uso-de-jogos-digitais-na-formacao-de-professores-de-matematica-do-ensino-fundamental-II. Acesso em: 31 jan. 2025.

SANTOS, Carlos Eduardo Rocha dos; FAUSTINO, Talita Araújo S A. Adição e subtração de polinômios a partir de jogos. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483700-adicao-e-subtracao-de-polinomios-a-partir-de-jogos. Acesso em: 31 jan. 2025.

SANTOS, Caroline dos; LARA, Jenifer Laís de; FAJARDO, Ricardo. O uso de jogos na revisão de conteúdos matemáticos: uma busca pela participação ativa dos estudantes. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483803-o-uso-de-jogos-na-revisao-de-conteudos-matematicos--uma-busca-pela-participacao-ativa-dos-estudantes. Acesso em: 31 jan. 2025.

SCHWINGEL, Tainá Stumpf et al. Detetive matemático: uma experiência sobre o uso de jogos na revisão de conceitos geométricos. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483156-detetive-matematico--uma-experiencia-sobre-o-uso-de-jogos-na-revisao-de-conceitos-geometricos. Acesso em: 31 jan. 2025.

SENA, Franco Deyvis Lima de; MADEIRA, Emily da Costa. Um ensaio sobre a resolução de problemas: possíveis articulações com registros de representação semiótica e jogos de quadros. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/483585-um-ensaio-sobre-a-resolucao-de-problemas--possiveis-articulacoes-com-registros-de-representacao-semiotica-e-jogos. Acesso em: 31 jan. 2025.

SILVA, Carla Mariana Rocha Brittes da; CONTI, Keli Cristina. Batalha composta da subtração: uma possibilidade com jogo de cartas. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line, 2021. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf. Acesso em: 31 jan. 2025.

SILVA, Maria de Fatima Vilhena da et al. Jogos interdisciplinares em aulas virtuais nos anos iniciais. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/484563-jogos-interdisciplinares-em-aulas-virtuais-nos-anos-iniciais. Acesso em: 31 jan. 2025.

SILVA, Raylane Reis et al. O trabalho com jogos frente aos desafios do ensino e da aprendizagem de frações. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais... Brasília (DF) [on-line], 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/479421-o-trabalho-com-jogos-frente-aos-desafios-do-ensino-e-da-aprendizagem-de-fracoes. Acesso em: 31 jan. 2025.

Downloads

Publicado

2025-06-07

Como Citar

Monteiro, P. A. ., & Lima, R. F. (2025). A pesquisa com jogos no ensino de matemática:: aspectos teóricos e metodológicos. Revista De Produção Discente Em Educação Matemática, 14(1), e70204. https://doi.org/10.23925/2238-8044.2025v14i1.70204