Contribuições do CHIC para identificar o significado do Pibid na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • MARIA APARECIDA SILVA DE SOUZA PUC-SP
  • SADDO AG ALMOULOUD PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i1p73-86

Resumo

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar parte dos resultados de uma pesquisa. Se insere no campo da formação inicial de professores e nasceu das reflexões acerca do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) no curso de Licenciatura em Matemática. O programa, tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes licenciandos, visando valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação básica, pela integração: teoria, prática e universidade e escola. Para examinar os discursos, utilizamos a Análise de Dados Multidimensionais, empregando o método de análise de similaridade viabilizado pelo software CHIC: Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva. A análise pertmitiu afirmar que os significados são positivos para a formação inicial dos estudantes de Matemática. O Pibid contribuiu para o aprimoramento da formação desses sujeitos, oportunizando a prática, a reflexão sobre a prática, integrandotais significados em atividades de pesquisa e divulgação científica.

Palavras-Chave: Pibid; Formação de professores; CHIC.

Abstract

This work aims to show part of the results of a research. It is inserted in the field of initial teacher training and was born from the reflections about the Pibid (Institutional Scholarship Program) in the Mathematics Undergraduate course. The purpose of the program is to support the teaching of undergraduate students, in order to enhance the teaching profession and contribute to raising the standard of quality of basic education through integration: theory, practice and university and school. To examine the discourses, we used Multidimensional Data Analysis, using the method of similarity analysis made possible by the CHIC software: Hierarchical, Implication and Coefficient Classification. The analysis allowed affirming that the meanings are positive for the initial formation of the students of Mathematics. The Pibid contributed to the improvement of the training of these subjects, providing the practice, the reflection on the practice, integrating these meanings in activities of research and scientific dissemination.

Keywords: Pibid; Teacher training; CHIC. 

Downloads

Publicado

2019-05-24

Edição

Seção

Artigos