Um estudo sobre a resolução algébrica e gráfica de Sistemas Lineares 3x3 no 2º ano do Ensino Médio

Autores

  • ANA LUCIA INFANTOZZI JORDÃO
  • BARBARA LUTAIF BIANCHINI PUC-SP

Resumo

A partir de um recorte feito na dissertação de mestrado, investiga-se se os alunos do Ensino Médio compreendem a resolução dos sistemas lineares 3x3, por meio de uma abordagem que favorece a conversão e o tratamento de registro de representação, aliados a um ambiente computacional. Foi elaborada, aplicada e analisada uma sequência didática que aborda a resolução algébrica e gráfica dos sistemas lineares 3 x 3 com o auxílio do software educacional Winplot. Como referencial teórico, o estudo baseia-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond  Duval (2003) e. como metodologia, adota os pressupostos da Engenharia Didática, segundo Artigue (1996). Os resultados dessa pesquisa mostram a relevância do uso do software educacional Winplot na contribuição para  visualizar e compreender a resolução de sistemas lineares em 3D.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-05-01

Como Citar

JORDÃO, A. L. I., & BIANCHINI, B. L. (2012). Um estudo sobre a resolução algébrica e gráfica de Sistemas Lineares 3x3 no 2º ano do Ensino Médio. Revista De Produção Discente Em Educação Matemática, 1(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/9219

Edição

Seção

Artigos