Alguns aspectos da história da aritmética escolar no Brasil (séc. XIX) no ensino elementar
Resumo
Por muito tempo, o ensino primário foi entendido como a base sobre a qual se sustentam os demais alicerces da educação escolarizada. Na história, este ensino já foi chamado de elementar ou de primeiras letras. Este texto estrutura-se em duas partes: apresentação do cenário político no qual ocorria a constituição e elaboração dos conteúdos de aritmética no Brasil imperial e; um inventário dos livros didáticos utilizados naquele período e as análises preliminares do conceito de número presente nestas publicações. Utiliza-se, como fio condutor, leis e decretos, a respeito do ensino primário dos oitocentos. Entende-se que a análise deste particular conteúdo escolar subsidia condições para o entendimento das propostas didático-pedagógicas ampliando o entendimento da História da Educação Matemática no Brasil.Métricas
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Publicado
2012-05-01
Como Citar
DA COSTA, D. A., & ALMOULOUD, S. A. (2012). Alguns aspectos da história da aritmética escolar no Brasil (séc. XIX) no ensino elementar. Revista De Produção Discente Em Educação Matemática, 1(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/9221
Edição
Seção
Artigos