Alguns aspectos da história da aritmética escolar no Brasil (séc. XIX) no ensino elementar

Autores

  • DAVID ANTONIO DA COSTA
  • SADDO AG ALMOULOUD

Resumo

Por muito tempo, o ensino primário foi entendido como a base sobre a qual se sustentam os demais alicerces da  educação escolarizada. Na história, este ensino já foi chamado de elementar ou de primeiras letras. Este texto estrutura-se em duas partes: apresentação do cenário político no qual ocorria a constituição e elaboração dos conteúdos de aritmética no Brasil imperial e; um inventário dos livros didáticos utilizados naquele período e as análises preliminares do conceito de número presente nestas publicações. Utiliza-se, como fio condutor, leis e decretos, a respeito do ensino primário dos oitocentos. Entende-se que a análise deste particular conteúdo escolar subsidia condições para o entendimento das propostas didático-pedagógicas ampliando o entendimento da História da Educação Matemática no Brasil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-05-01

Como Citar

DA COSTA, D. A., & ALMOULOUD, S. A. (2012). Alguns aspectos da história da aritmética escolar no Brasil (séc. XIX) no ensino elementar. Revista De Produção Discente Em Educação Matemática, 1(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/9221

Edição

Seção

Artigos