Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a Resolução de Problemas em Matemática: relações e implicações dos estudos de Shulman
Resumo
Pretende-se divulgar reflexões originárias da dissertação[1] de mestrado, defendida em 2010 na UNICSUL[2]. Desenvolvida num contexto de formação continuada, a pesquisa de natureza qualitativa, se enquadra aos propósitos de investigação da análise de conteúdo. Os instrumentos escritos foram analisados à luz dos estudos que versam sobre a importância da tríade do conhecimento didático, curricular e do conteúdo na formação docente e dos estudos acerca da Resolução de Problemas. Os dados revelam que as relações e implicações acerca da Resolução de Problemas e a triangulação do conhecimento, concentram-se em apresentar aos Educadores Matemáticos que o ensino através da Resolução de Problemas chegou ao discurso desses professores, no entanto, temos avante um longo caminho entre o discurso reproduzido e o discurso apropriado.
[1] Título da dissertação: “Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a Resolução de Problemas em Matemática”
[2] UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul