DRESS CODE: DAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ÀS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Alessandra dos santos Libretti PUC SP http://orcid.org/0000-0003-3452-6660
  • Rosana Moreira PUC - SP
  • Maria Cristina Amorim Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Dress code, cultura organizacional, gestão da subjetividade

Resumo

A literatura científica dá evidências das dúvidas e controvérsias sobre o manejo do dress code nas organizações, artefato de natureza simbólica da cultura organizacional constituído por um conjunto de regras relativas à aparência impostas ou sugeridas aos funcionários. O objetivo do artigo é avaliar o uso do dress code de organizações do segmento de serviços instaladas no Brasil comparativamente às reflexões teóricas sobre cultura organizacional. A pesquisa consistiu no acompanhamento de reuniões, análise dos documentos e dos processos relativos à elaboração do dress code das empresas Auditoria, Agência de Notícias e Financeira de Varejo (nomes fictícios) na cidade de São Paulo em 2014 e 2015. A análise do material mostrou que as organizações, ao contrário dos pesquisadores, estão convencidas dos benefícios do dress code explícito tanto pelo suposto ganho relativo ao controle da imagem da organização, quanto pelo reforço à hierarquia e relações de poder.

Biografia do Autor

Alessandra dos santos Libretti, PUC SP

mestranda em ADM pela PUC SP

Rosana Moreira, PUC - SP

mestranda em administracao pela PUC

Referências

BURREL,G.; MORGAN,G. Sociological paradigms and organizational analysis.

London: Heinemann Educational Books, 1979.

BRESLER,R. A roupa surrada e o pai: etnografia de uma marcenaria. In: MOTTA, F.P.

e CALDAS,M. (ed.) Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997.

BERENHOLC, I.; DALPRA, P. Consultoria de imagem corporativa e executiva,

material base de curso, São Paulo, 2013.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 edição. São Paulo: Cortez,

FRIEDMAN, V. The end of the Office Dress Code. The New York Times, Fashion &

Style, May, 26th, 2016, available on : www.nytimes.com/2016/05/26/fashion/office-

fashion-uniforms, acesso em 27/05/2016.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder São Paulo: Record ,1979.

FLORES-PEREIRA, M., CAVEDON, N., DAVEL, E, O corpo como Artefato

Organizacional: Botando corpo nos estudos de cultura organizacional, Enanpad, 30

encontro, Salvador, 2006.

HELOANI, R. Gestão e organização do capitalismo globalizado – história da

manipulação psicológica no mundo do trabalho. São Paulo: Atlas, 2003.

JOUBERT, C., STERN, S. Dispa-me – o que nossa roupa diz sobre nos. Rio de

Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem – understanding

media. 18a ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

RAFAELI, A. PRATT, M. Tailored Meanings: On the meaning and impact of

organizational dress, The Academy of Management Review, Vol.18, n 1, pp 32-55,

RAFAELI, A. PRATT, M. Organizational Dress as a Symbol of Multilayered Social

Identities, The Academy of Management Journal, Vol.40, n 4, pp 862-898, 1997.

v. 33, n. 1, p. 2-18, jan./mar. 2018 - e-ISSN: 2237-4418

RAFAELI, A. PRATT, M. Symbols as a language of organizational relationships.

Research in Organizational Behavior, The Academy of Management Journal, Vol.40,

n 23, pp 93-113, 2001.

SACHETTO, R., BATAGLIA, W. O papel dos artefatos na coordenação das alianças

estratégicas no setor de tecnologia, REGE - Revista de Gestão 23 (2016) 254–263,

SCHEIN, E., Guide survival corporate culture, 3 ed., Jossey-Bass, São Francisco,

SCHEIN, E., Cultura Organizacional e Liderança, ed Atlas, São Paulo, 2009.

SANTOS, M. Dress Code bancário: a moda que não passa de moda, Repositório

Aberto da Universidade de Coimbra, acesso em google acadêmico, 2012.

VERGARA, S., IRIGARAY, H., “Identitary shift of Brazilian periphery dwellers: a game

of images as the effect of subjectification”, E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte,

v. 16, n. 44, Jul./Set. 2016.

WOOD, T., PAULA, A., Pop-management – a literatura popular de gestão no Brasil,

FGV, 2002.

Downloads

Publicado

2018-09-20

Como Citar

Libretti, A. dos santos, Moreira, R., & Amorim, M. C. (2018). DRESS CODE: DAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ÀS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES. Pensamento &Amp; Realidade, 33(1), 2–18. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/34004