DRESS CODE: DAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ÀS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES

Autores/as

  • Alessandra dos santos Libretti PUC SP http://orcid.org/0000-0003-3452-6660
  • Rosana Moreira PUC - SP
  • Maria Cristina Amorim Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Dress code, cultura organizacional, gestão da subjetividade

Resumen

A literatura científica dá evidências das dúvidas e controvérsias sobre o manejo do dress code nas organizações, artefato de natureza simbólica da cultura organizacional constituído por um conjunto de regras relativas à aparência impostas ou sugeridas aos funcionários. O objetivo do artigo é avaliar o uso do dress code de organizações do segmento de serviços instaladas no Brasil comparativamente às reflexões teóricas sobre cultura organizacional. A pesquisa consistiu no acompanhamento de reuniões, análise dos documentos e dos processos relativos à elaboração do dress code das empresas Auditoria, Agência de Notícias e Financeira de Varejo (nomes fictícios) na cidade de São Paulo em 2014 e 2015. A análise do material mostrou que as organizações, ao contrário dos pesquisadores, estão convencidas dos benefícios do dress code explícito tanto pelo suposto ganho relativo ao controle da imagem da organização, quanto pelo reforço à hierarquia e relações de poder.

Biografía del autor/a

Alessandra dos santos Libretti, PUC SP

mestranda em ADM pela PUC SP

Rosana Moreira, PUC - SP

mestranda em administracao pela PUC

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Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Libretti, A. dos santos, Moreira, R., & Amorim, M. C. (2018). DRESS CODE: DAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ÀS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES. Pensamento &Amp; Realidade, 33(1), 2–18. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/34004