DRESS CODE: DAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ÀS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES
Palabras clave:
Dress code, cultura organizacional, gestão da subjetividadeResumen
A literatura científica dá evidências das dúvidas e controvérsias sobre o manejo do dress code nas organizações, artefato de natureza simbólica da cultura organizacional constituído por um conjunto de regras relativas à aparência impostas ou sugeridas aos funcionários. O objetivo do artigo é avaliar o uso do dress code de organizações do segmento de serviços instaladas no Brasil comparativamente às reflexões teóricas sobre cultura organizacional. A pesquisa consistiu no acompanhamento de reuniões, análise dos documentos e dos processos relativos à elaboração do dress code das empresas Auditoria, Agência de Notícias e Financeira de Varejo (nomes fictícios) na cidade de São Paulo em 2014 e 2015. A análise do material mostrou que as organizações, ao contrário dos pesquisadores, estão convencidas dos benefícios do dress code explícito tanto pelo suposto ganho relativo ao controle da imagem da organização, quanto pelo reforço à hierarquia e relações de poder.
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