MOTIVAÇÕES LEGÍTIMAS PARA A COMPRA DE PRODUTOS FALSOS: LADDERING APLICADO À ANÁLISE DA COMPRA DE FALSIFICADOS DE MODA

Autores

  • Daniel Patrick Fernandes Gonçalves Faculdade de Administração Milton Campos
  • MATHEUS LEMOS DE ANDRADE Faculdade de Administração Milton Campos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p.77-96

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Compra de Falsificados, Laddering, Falsificados de Moda

Resumo

A partir da perspectiva da Teoria Meios-Fim, o presente trabalho se dedica à análise da compra de produtos falsificados do segmento de moda. Trata-se um estudo com abordagem qualitativa e aplicação da técnica Laddering, que permite identificar os atributos, as consequências esperadas e valores pessoais que motivam e se relacionam com a compra de tais produtos. Foram aplicadas 28 entrevistas em profundidade com consumidores que compraram roupas e/ou calçados falsificados nos doze meses que antecederam a coleta de dados. Os resultados apontam para o protagonismo de duas cadeias cognitivas dominantes que explicam a compra de falsificados de moda. Característico dos produtos falsificados, um dos raciocínios tem o preço como principal atributo de compra, o que leva ao aumento do poder de consumo e consequentemente aos valores pessoais relacionados com a busca de segurança, cuidado familiar e realização pessoal. A outra linha de raciocínio se relaciona com a categoria de produtos analisada. Tal cadeia cognitiva parte de atributos como estar na moda, estilo e beleza para promover a aceitação social do indivíduo. Os valores pessoais relacionados a esta lógica envolvem o reconhecimento social e a busca da felicidade. Apesar da compra de falsificados ser um ato ilegal e eticamente questionável, conclui-se que as motivações por detrás de tal ato são legítimas e típicas da natureza humana.

Biografia do Autor

Daniel Patrick Fernandes Gonçalves, Faculdade de Administração Milton Campos

Bacharel em Administração

MATHEUS LEMOS DE ANDRADE, Faculdade de Administração Milton Campos

Doutor em Administração pela PUC-Minas. Professor da Faculdade de Administração Milton Campos. Diretor do Instituto Olhar Pesquisa e Informação Estratégica Ltda.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Gonçalves, D. P. F., & DE ANDRADE, M. L. (2021). MOTIVAÇÕES LEGÍTIMAS PARA A COMPRA DE PRODUTOS FALSOS: LADDERING APLICADO À ANÁLISE DA COMPRA DE FALSIFICADOS DE MODA. Pensamento &Amp; Realidade, 36(02), 77–96. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p.77-96