MOTIVAÇÕES LEGÍTIMAS PARA A COMPRA DE PRODUTOS FALSOS: LADDERING APLICADO À ANÁLISE DA COMPRA DE FALSIFICADOS DE MODA

Autores/as

  • Daniel Patrick Fernandes Gonçalves Faculdade de Administração Milton Campos
  • MATHEUS LEMOS DE ANDRADE Faculdade de Administração Milton Campos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p.77-96

Palabras clave:

Comportamento do Consumidor, Compra de Falsificados, Laddering, Falsificados de Moda

Resumen

A partir da perspectiva da Teoria Meios-Fim, o presente trabalho se dedica à análise da compra de produtos falsificados do segmento de moda. Trata-se um estudo com abordagem qualitativa e aplicação da técnica Laddering, que permite identificar os atributos, as consequências esperadas e valores pessoais que motivam e se relacionam com a compra de tais produtos. Foram aplicadas 28 entrevistas em profundidade com consumidores que compraram roupas e/ou calçados falsificados nos doze meses que antecederam a coleta de dados. Os resultados apontam para o protagonismo de duas cadeias cognitivas dominantes que explicam a compra de falsificados de moda. Característico dos produtos falsificados, um dos raciocínios tem o preço como principal atributo de compra, o que leva ao aumento do poder de consumo e consequentemente aos valores pessoais relacionados com a busca de segurança, cuidado familiar e realização pessoal. A outra linha de raciocínio se relaciona com a categoria de produtos analisada. Tal cadeia cognitiva parte de atributos como estar na moda, estilo e beleza para promover a aceitação social do indivíduo. Os valores pessoais relacionados a esta lógica envolvem o reconhecimento social e a busca da felicidade. Apesar da compra de falsificados ser um ato ilegal e eticamente questionável, conclui-se que as motivações por detrás de tal ato são legítimas e típicas da natureza humana.

Biografía del autor/a

Daniel Patrick Fernandes Gonçalves, Faculdade de Administração Milton Campos

Bacharel em Administração

MATHEUS LEMOS DE ANDRADE, Faculdade de Administração Milton Campos

Doutor em Administração pela PUC-Minas. Professor da Faculdade de Administração Milton Campos. Diretor do Instituto Olhar Pesquisa e Informação Estratégica Ltda.

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Gonçalves, D. P. F., & DE ANDRADE, M. L. (2021). MOTIVAÇÕES LEGÍTIMAS PARA A COMPRA DE PRODUTOS FALSOS: LADDERING APLICADO À ANÁLISE DA COMPRA DE FALSIFICADOS DE MODA. Pensamento &Amp; Realidade, 36(02), 77–96. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p.77-96