Pesquisa de satisfação dos clientes em um restaurante oriental

Autores

  • Vanessa Piovesan Rossato Universidade Federal de Santa Maria
  • Tarciane Tarciane Irene Ostroski Universidade Federal de Santa Maria
  • Michel Barboza Malheiros Universidade Federal de Santa Maria
  • Roger da Silva Wegner Universidade Federal de Santa Maria
  • Julia Tontini

Palavras-chave:

Customer satisfaction. Satisfaction theories. Expectations.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mensurar o grau de satisfação dos clientes de um restaurante oriental localizado no Norte do Rio Grande do Sul. Para isso, elaborou-se um estudo quantitativo sob dois aspectos dos clientes: dados pessoais e dados referentes a satisfação quanto a alguns quesitos específicos do restaurante. Para tanto, foi elaborado um questionário baseado no modelo SERVQUAL, utilizando apenas a variável experiência. Constatou-se que os clientes se encontram satisfeitos quanto a maior parte dos quesitos abordados. Na perspectiva dos clientes os sentimentos, ou seja, a maneira como são tratados, possuem mais valor do que apenas os preços ou promoções. Assim, estudar a satisfação de clientes de um restaurante oriental foi essencial para compreender o perfil desses consumidores, tendo em vista que estudos referentes a restaurante de comida japonesa são poucos.

Biografia do Autor

Vanessa Piovesan Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões. Participou como consultora de gestão de pessoas da empresa Visão Júnior, uma empresa vinculada a universidade que presta serviços de consultoria aos empreendimentos da cidade. Atualmente é bolsista de iniciação científica FIPE na linha de pesquisa Economia, controle e finanças da Universidade Federal de Santa Maria, dedicando-se a pesquisa e a graduação.

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

Rossato, V. P., Tarciane Irene Ostroski, T., Barboza Malheiros, M., da Silva Wegner, R., & Tontini, J. (2024). Pesquisa de satisfação dos clientes em um restaurante oriental. Pensamento &Amp; Realidade, 37(1), 88–105. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/57774