PRAZER E SOFRIMENTO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Janeilson de Lima de Sousa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Victor Sousa Teixeira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • José Edemir da Silva Anjo Universidade Federal de Lavras (UFLA) https://orcid.org/0000-0002-5989-1173

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i1.p137-156

Palavras-chave:

Prazer e Sofrimento, Trabalho Docente, Trabalho Remoto, Covid-19

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de compreender a percepção dos docentes, em relação ao sofrimento e ao prazer decorrente da mudança do ambiente de trabalho, durante a pandemia da Covid-19.  A pesquisa traz como aporte teórico a psicodinâmica do trabalho, diante do contexto da pandemia Covid-19, nas relações do trabalho dos docentes, quanto ao prazer e ao sofrimento percebidos durante esse tempo de ensino remoto. O estudo foi conduzido, por meio de uma abordagem qualitativa, sendo realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino superior. A partir da codificação e categorização dos dados produzidos, os resultados apontam, quanto ao sofrimento, o desgaste mental, em sua adaptação ao ambiente de trabalho “novo” e, também, adequação de sua rotina de ensino, o que chegou a gerar conflitos com tarefas domésticas. Quanto ao prazer, verificou-se que o aprendizado de novos métodos didáticos fora visto como uma satisfação pessoal quanto profissional.

Biografia do Autor

Janeilson de Lima de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

 

Victor Sousa Teixeira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

José Edemir da Silva Anjo, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

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Publicado

2024-04-28

Como Citar

de Lima de Sousa, J., Sousa Teixeira, V., & da Silva Anjo, J. E. (2024). PRAZER E SOFRIMENTO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. Pensamento &Amp; Realidade, 38(1), 137–156. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i1.p137-156