PRAZER E SOFRIMENTO NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i1.p137-156Palavras-chave:
Prazer e Sofrimento, Trabalho Docente, Trabalho Remoto, Covid-19Resumo
O presente estudo teve o objetivo de compreender a percepção dos docentes, em relação ao sofrimento e ao prazer decorrente da mudança do ambiente de trabalho, durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa traz como aporte teórico a psicodinâmica do trabalho, diante do contexto da pandemia Covid-19, nas relações do trabalho dos docentes, quanto ao prazer e ao sofrimento percebidos durante esse tempo de ensino remoto. O estudo foi conduzido, por meio de uma abordagem qualitativa, sendo realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino superior. A partir da codificação e categorização dos dados produzidos, os resultados apontam, quanto ao sofrimento, o desgaste mental, em sua adaptação ao ambiente de trabalho “novo” e, também, adequação de sua rotina de ensino, o que chegou a gerar conflitos com tarefas domésticas. Quanto ao prazer, verificou-se que o aprendizado de novos métodos didáticos fora visto como uma satisfação pessoal quanto profissional.
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