Inovação e ruptura: a experiência da Visa Vale no segmento de Vale-refeições

Autores

  • Lídia Valéria de Souza Lima
  • Maria Cristina Sanches Amorim

Resumo

Originada em 2003, a partir de uma inovação de ruptura, a CBSS (proprietária do cartão Visa Vale) alcançou posição de destaque no mercado brasileiro de refeições para os trabalhadores. O objetivo desse artigo é apresentar e discutir os impactos da inovação de ruptura no setor de serviços no ambiente do negócio. Nossa análise mostra que a constituição da empresa e o lançamento do cartão eletrônico para refeições alteraram significativamente a partilha do mercado e que a continuidade de estratégia inovadora é um dos desafios postos para a Visa Vale em 2009.

Biografia do Autor

Lídia Valéria de Souza Lima

Lídia Valéria de Souza Lima é graduada em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), especialista em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (1999) e em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é bolsista da CAPES no mestrado em Administração de empresas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora especialista da Universidade Bandeirante de São Paulo.

Maria Cristina Sanches Amorim

Maria Cristina Sanches Amorim é graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (1984), mestre em economia (1990) e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no departamento de Economia e no programa de pós-graduação em Administração. Coordena o grupo de pesquisa em Regulação Econômica e Estratégias Empresariais.

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Como Citar

Lima, L. V. de S., & Amorim, M. C. S. (2011). Inovação e ruptura: a experiência da Visa Vale no segmento de Vale-refeições. Pensamento &Amp; Realidade, 24(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7085

Edição

Seção

Artigos