A desauratização da obra de arte e auratização da mercadoria

Autores

  • Carolina Boari Caraciola

Resumo

Por meio de uma análise interdisciplinar de elementos pertencentes aos campos da arte e da história da cultura, o presente estudo busca investigar a interação entre arte, publicidade e luxo. A partir do entendimento da teoria da desauratização da obra de arte, proposta por Walter Benjamin – pensador da Escola de Frankfurt –, tem-se como escopo esquadrinhar em qual medida e de que forma a publicidade participa do processo de desauratização da obra de arte e consequente auratização da mercadoria.

Biografia do Autor

Carolina Boari Caraciola

Carolina Boari Caraciola é Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a dissertação “A arte na publicidade de uma marca de luxo”. Pós Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM. Graduação em Propaganda e Marketing (ESPM) e Direito (FMU). Atua como docente em cursos de graduação em publicidade e marketing, ministrando as disciplinas comportamento do consumidor e visual merchandising.

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Como Citar

Caraciola, C. B. (2011). A desauratização da obra de arte e auratização da mercadoria. Pensamento &Amp; Realidade, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7233

Edição

Seção

Artigos