Universidade e escola pública: instituições totais na modernidade líquida

Autores

  • Nilce Silva

Palavras-chave:

Universidade, escola pública, instituição total, modernidade líquida.

Resumo

O artigo reflete as relações pessoais ocorridas em 2002 no âmbito do Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão Letras da Universidade Saltos à luz dos conceitos de instituição total (Goffman) e modernidade líquida (Bauman). O eixo condutor deste trabalho constitui-se pela análise dos compromisso não honrados pelos envolvidos no Projeto. Apresenta-se a tendência de que as instituições de ensino envolvidas neste Projeto têm características da instituição total. Por esta razão, estas conseguem adaptar-se à modernidade líquida, produzindo e reproduzindo o sistema social vigente.

Biografia do Autor

Nilce Silva

Nilce Silva é pós-doutorada pela Universitè Paris Nord, professora da Faculdade de Educação da USP, colaboradora do Pós-Graduação da Faculdade São Luís e coordenadora do Projeto Acolhendo (www.projetoacolhendo.ubbi.com.br).

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Como Citar

Silva, N. (2012). Universidade e escola pública: instituições totais na modernidade líquida. Pensamento &Amp; Realidade, 15. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8444

Edição

Seção

Artigos