Universidade e escola pública: instituições totais na modernidade líquida

Autores/as

  • Nilce Silva

Palabras clave:

Universidade, escola pública, instituição total, modernidade líquida.

Resumen

O artigo reflete as relações pessoais ocorridas em 2002 no âmbito do Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão Letras da Universidade Saltos à luz dos conceitos de instituição total (Goffman) e modernidade líquida (Bauman). O eixo condutor deste trabalho constitui-se pela análise dos compromisso não honrados pelos envolvidos no Projeto. Apresenta-se a tendência de que as instituições de ensino envolvidas neste Projeto têm características da instituição total. Por esta razão, estas conseguem adaptar-se à modernidade líquida, produzindo e reproduzindo o sistema social vigente.

Biografía del autor/a

Nilce Silva

Nilce Silva é pós-doutorada pela Universitè Paris Nord, professora da Faculdade de Educação da USP, colaboradora do Pós-Graduação da Faculdade São Luís e coordenadora do Projeto Acolhendo (www.projetoacolhendo.ubbi.com.br).

Cómo citar

Silva, N. (2012). Universidade e escola pública: instituições totais na modernidade líquida. Pensamento &Amp; Realidade, 15. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8444

Número

Sección

Artigos