Qualidade do ensino numa instituição educacional de nível superior: um estudo de caso

Domingos Alves Corrêa Neto, Paulo Augusto Cauchick Miguel, Silvio Roberto Ignácio Pires

Resumo


A orientação para o cliente não é uma filosofia recente em marketing. Entretanto, alguns setores econômicos ainda não se sensibilizaram para esta tendência, principalmente no Brasil. Nos dias atuais, a integração qualidade-marketing tornou-se uma realidade nos modelos utilizados para medição da satisfação dos clientes, raramente utilizados no Brasil. O propósito deste artigo é analisar a percepção dos alunos sobre alguns atributos dos serviços oferecidos pela instituição de ensino superior em que estes estudam. Neste estudo de caso verificou-se a preocupação da instituição pesquisada em utilizar mecanismos efetivos para medir o grau de satisfação de seus alunos, ainda que os resultados obtidos estejam longe de serem considerados como ideais.

Palavras-chave


Qualidade em serviços; educação superior; satisfação dos clientes; competitividade.

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e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

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