Qualidade do ensino numa instituição educacional de nível superior: um estudo de caso

Autores

  • Domingos Alves Corrêa Neto
  • Paulo Augusto Cauchick Miguel
  • Silvio Roberto Ignácio Pires

Palavras-chave:

Qualidade em serviços, educação superior, satisfação dos clientes, competitividade.

Resumo

A orientação para o cliente não é uma filosofia recente em marketing. Entretanto, alguns setores econômicos ainda não se sensibilizaram para esta tendência, principalmente no Brasil. Nos dias atuais, a integração qualidade-marketing tornou-se uma realidade nos modelos utilizados para medição da satisfação dos clientes, raramente utilizados no Brasil. O propósito deste artigo é analisar a percepção dos alunos sobre alguns atributos dos serviços oferecidos pela instituição de ensino superior em que estes estudam. Neste estudo de caso verificou-se a preocupação da instituição pesquisada em utilizar mecanismos efetivos para medir o grau de satisfação de seus alunos, ainda que os resultados obtidos estejam longe de serem considerados como ideais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Domingos Alves Corrêa Neto

Domingos Alves Corrêa Neto é doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba — UNIMEP; mestre em Engenharia de Produção pela Universidade do Minho, Braga, Portugal; administrador e consultor de empresas; coordenador da área de Humanas do campus Campo Limpo da Universidade Bandeirante de São Paulo — UNIBAN; professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade de Santo Amaro — UNISA.

Paulo Augusto Cauchick Miguel

Paulo Augusto Cauchick Miguel é professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção — FEMP — UNIMEP campus Santa Bárbara d’Oeste.

Silvio Roberto Ignácio Pires

Silvio Roberto Ignácio Pires é professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção — FEMP — UNIMEP campus Santa Bárbara d’Oeste.

Downloads

Como Citar

Corrêa Neto, D. A., Miguel, P. A. C., & Pires, S. R. I. (2012). Qualidade do ensino numa instituição educacional de nível superior: um estudo de caso. Pensamento & Realidade, 13. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8467

Edição

Seção

Artigos