Uma visão estratégica da segmentação de mercado aplicada ao business to business

Autores

  • José G. Lupoli Junior

Palavras-chave:

Segmentação, business to business, estratégia, mercado empresarial, vantagem competitiva.

Resumo

O texto aborda o conceito de segmentação aplicada ao business to business — segmentação industrial ou institucional — que, diferente da segmentação de mercado consumidor, recebe pouca atenção dos meios acadêmicos, apesar da técnica, nesta situação, possuir características muito peculiares e específicas no seu planejamento e implementação, principalmente quando aplicada a um processo de apreciação estratégica. Neste contexto, o artigo preocupa-se apenas com os aspectos e recomendações teóricas, procurando contribuir com as necessidades daqueles que necessitam do indispensável suporte conceitual para, adaptando-se à sua realidade empírica, implementar com maior segurança um processo de segmentação industrial ou institucional.

Biografia do Autor

José G. Lupoli Junior

José G. Lupoli Junior é mestre em Administração pela FEA/USP, Major da Força Aérea Brasileira, coordenador do curso de Administração da UNIBAN e vice-coordenador do Grupo de Operações do Programa de Pesquisas em Varejo (PROVAR) da FEA/USP.

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Como Citar

Lupoli Junior, J. G. (2012). Uma visão estratégica da segmentação de mercado aplicada ao business to business. Pensamento &Amp; Realidade, 10. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8505

Edição

Seção

Artigos