A Percepção da Linguagem nas Relações Professor-Aluno
Abstract
Este trabalho apresenta resultados alcançados com a realização de pesquisa auxiliada pela FAPESP, cujo tema versou sobre as funções da linguagem na relação professor-aluno. Foi elaborado um desenvolvimento histórico da linguagem, da comunicação e da interatividade na educação. A fundamentação teórica derivou da realização de pesquisa bibliográfica e documental. Realizou-se, também, pesquisa exploratória para melhorar a compreensão do problema, como ocorrem as funções da linguagem na comunicação aluno-professor. Para o levantamento de dados, foi adotada amostragem não-probabilística aleatória com dados obtidos por meio de questionário estruturado. A população alvo constituiu-se de professores e alunos cadastrados na base de dados do autor, sendo 1357 alunos e 249 professores. Os resultados obtidos demonstram que os professores utilizam predominantemente em sala de aula (27%) a função poética, isto é, os professores focam seu discurso na mensagem. Já, os alunos afirmaram que os professores utilizam o discurso referencial (30%), isto é, os professores, para os alunos, focam seus discursos na função referencial, isto é, baseado no contexto. Por fim, podemos observar para o processo de ensino e aprendizagem que ambos – professor e aluno – não valorizam mensagens baseadas na função conativa ou apelativa, focada no receptor (aluno).Downloads
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Laruccia, M. M., & de Melo, E. M. (2011). A Percepção da Linguagem nas Relações Professor-Aluno. Pensamento &Amp; Realidade, 24(2). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7088
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