VAMOS DE BIKE? UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO HEDONISTA E UTILITÁRIO NA COMPRA ONLINE DE BICICLETAS.
Palabras clave:
Comportamento do Consumidor, E-commerce, Hedonismo, Utilitarismo.Resumen
Com a internet em expansão, o e-commerce passou a permitir que consumidores façam buscas de informações, preços e avaliem constantemente produtos e serviços. Contudo, sabe-se ainda pouco sobre o processo de compra online, em especial se os consumidores online acabam interagindo de forma mais profunda com o site, numa perspectiva hedônica ou se o processo é utilitário, baseado na eficiência e racionalidade durante a compra. Assim, este artigo tem como objetivo identificar o perfil do consumidor de uma empresa varejista do comércio virtual de bicicletas, buscando saber se apresentavam comportamento utilitário ou hedonista durante a compra. Para tal, foi realizada uma survey com clientes de uma varejista online de bicicletas. Foi utilizado um instrumento de coleta de dados elaborado por Babin, Darden e Griffin (1994) e adaptado por Gertner e Diaz (1999). Do total de 480 questionários enviados, foram obtidas 73 respostas válidas (16,6% da população). Após realização da Análise Fatorial foram encontrados os dois fatores propostos, além de um terceiro fator não esperado. Como resultado, identificou-se que a maioria dos clientes da loja virtual de bicicletas é do gênero masculino, casado e com idade de 38 anos em média. Identificou-se também que possuem maior média de comportamento utilitário. Logo, tendem a pesquisar antes de fazer a compra, são movidos mais pela necessidade do que pelo prazer e tendem a preferir sites mais simples e eficientes durante o processo de compra.
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