VAMOS DE BIKE? UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO HEDONISTA E UTILITÁRIO NA COMPRA ONLINE DE BICICLETAS.

Autores/as

  • Renan Guilherme Santos Graduando de Administração/Fundação Hermínio Ometto (FHO)
  • Lilian Carolina Viana Professora de Administração/Fundação Hermínio Ometto
  • Diogo Siqueira Camargo Vasconcelos Professor de Administração/Fundação Hermínio Ometto (FHO)
  • Gleison Lopes Fonseca Professor de Administração/ Fundação Hermínio Ometto (FHO)
  • Bruno Garcia Oliveira Professor Fundação Hermínio Ometto (FHO)

Palabras clave:

Comportamento do Consumidor, E-commerce, Hedonismo, Utilitarismo.

Resumen

Com a internet em expansão, o e-commerce passou a permitir que consumidores façam buscas de informações, preços e avaliem constantemente produtos e serviços. Contudo, sabe-se ainda pouco sobre o processo de compra online, em especial se os consumidores online acabam interagindo de forma mais profunda com o site, numa perspectiva hedônica ou se o processo é utilitário, baseado na eficiência e racionalidade durante a compra. Assim, este artigo tem como objetivo identificar o perfil do consumidor de uma empresa varejista do comércio virtual de bicicletas, buscando saber se apresentavam comportamento utilitário ou hedonista durante a compra. Para tal, foi realizada uma survey com clientes de uma varejista online de bicicletas. Foi utilizado um instrumento de coleta de dados elaborado por Babin, Darden e Griffin (1994) e adaptado por Gertner e Diaz (1999). Do total de 480 questionários enviados, foram obtidas 73 respostas válidas (16,6% da população). Após realização da Análise Fatorial foram encontrados os dois fatores propostos, além de um terceiro fator não esperado. Como resultado, identificou-se que a maioria dos clientes da loja virtual de bicicletas é do gênero masculino, casado e com idade de 38 anos em média. Identificou-se também que possuem maior média de comportamento utilitário. Logo, tendem a pesquisar antes de fazer a compra, são movidos mais pela necessidade do que pelo prazer e tendem a preferir sites mais simples e eficientes durante o processo de compra.

Biografía del autor/a

Lilian Carolina Viana, Professora de Administração/Fundação Hermínio Ometto

Graduada e Mestre m Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Diogo Siqueira Camargo Vasconcelos, Professor de Administração/Fundação Hermínio Ometto (FHO)

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Gleison Lopes Fonseca, Professor de Administração/ Fundação Hermínio Ometto (FHO)

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Bruno Garcia Oliveira, Professor Fundação Hermínio Ometto (FHO)

Doutorado em andamento na Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP), Mestre pela Universidade de São Paulo (FEA-RP USP) na área de Administração de Organizações. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG-CAC).  

Publicado

2017-11-30

Cómo citar

Santos, R. G., Viana, L. C., Vasconcelos, D. S. C., Fonseca, G. L., & Oliveira, B. G. (2017). VAMOS DE BIKE? UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO HEDONISTA E UTILITÁRIO NA COMPRA ONLINE DE BICICLETAS. Pensamento &Amp; Realidade, 32(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/34447

Número

Sección

Artigos