Soft Laddering: Um exemplo de aplicação manual no consumo de serviços
Palavras-chave:
Laddering, Teoria Meios-Fim, Comportamento do Consumidor, ServiçosResumo
A técnica do laddering é adequada a uma ampla gama de aplicações de Marketing, tais como segmentação de mercado, promoção de produtos, desenvolvimento de estratégias de publicidade, e análise de metas de consumo assim como de expectativas e percepção dos clientes. Sua operacionalização, contudo, não é trivial, principalmente para aqueles que não utilizam softwares. Por meio de um exemplo prático com foco na prestação de serviços, ilustrado por reflexões vivenciais do autor, este trabalho visa a descrever e explicar como se desenvolvem manualmente as etapas típicas do soft laddering em todos os seus estágios, até chegar-se à construção do mapa hierárquico de valor (MHV), representação gráfica do resultado trazido pela aplicação da Teoria Meios-Fim. Finalmente, o trabalho aborda os principais destaques relacionados ao uso desta técnica na prestação de serviços e barreiras que impedem a sua utilização, além das alternativas para lidar com eles.Downloads
Publicado
2017-11-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.