SERVITIZAÇÃO: UM ESTUDO QUALITATIVO GENÉRICO EM UMA INDÚSTRIA DE MÉDIO PORTE DA SERRA GAÚCHA

Autores

  • Lucas Tartarotti Universidade de Caxias do Sul https://orcid.org/0000-0001-8507-4815
  • Luis Fernando Moreira Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p.58-76

Palavras-chave:

Servitização, Indústria, Estudo qualitativo genérico.

Resumo

A visão estratégica das organizações industriais vem migrando de um foco restrito em produtos, para o atendimento do mercado com ofertas que integram bens e serviços oferecendo uma solução completa para o cliente. Essa mudança de visão pode gerar diversas vantagens para a organização, entretanto, trata-se de um processo complexo. Neste sentido, define-se a servitização como tema de pesquisa. Foi realizado um estudo qualitativo genérico com uma indústria familiar de médio porte da Serra Gaúcha. Como objetivo buscou-se compreender a servitização nos processos da empresa. Como resultado teórico compreendeu-se a relação dos processos, dos colaboradores e estratégias relacionadas com o processo de servitização. Também se evidenciou as visões de diferentes agentes dentro da organização sobre o tema.  Como implicação gerencial, o artigo apresenta a matriz SWOT do estudo qualitativo genérico, servindo como orientação estratégica não apenas para a empresa pesquisada, mas para as demais indústrias que buscam avaliar a relação custo-benefício da servitização na prática empresarial.

Biografia do Autor

Lucas Tartarotti, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

Luis Fernando Moreira, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul.

Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BAINES, T. S. et al. State-of-the-art in product-service systems. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: journal of engineering manufacture, v. 221, n. 10, p. 1543-1552, 2007

BAINES, T.; LIGHTFOOT, H.; SMART, P. The servitization of manufacturing. A systematic lityerature review of interdependente trends. International Journal of Operations and Production Management, v. 33, n. 12, p.14081431,2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BASCAVUSOGLU-MOREAU, E.; TETHER, B. Servitization, survival and productivity: A longitudinal study of UK manufacturing firms. DRUID 2011 – Innovation, Strategy, and Structure – Organizations, Institutions, Systems and Regions, Copenhagen, Denmark, 2011.

BENEDETTINI, O.; NEELY, A.; SWINK, M. Why do servitized firms fail? A riskbased explanation. International Journal of Operations and Production Management, v. 35, n. 6, p. 946-979, 2015.

BIKFALVI, A.; LAY, G.; MALOCA, S.; WASER, B. R. Servitization and networking: Largescale survey findings on product-related services. Service Business, v.7, p. 61-82, 2012.

CHASE, R. B.; APTE, U. M. A history of research in service operations: what’s the big idea?

Journal of Operations Management, v. 25, p. 375-¬386, 2007.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, N, Y. S. Collecting and interpreting qualitative materials. 3.ed. Thousand Oaks, Calif: Sage, 2008. Disponível em: <https://us.sagepub.com/enus/sam/collecting-and-interpreting-qualitative-materials/book237870>. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.

EISENHARDT, K. M.; GRAEBNER, M. E. Theory building from cases: opportunities and

challenges. Academy of Management Journal, v. 50, n. 2, p 25 ¬-32, 2007.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GEBAUER, H.; FLEISCH, E.; FRIEDLI, T. Overcoming the service paradox in manufacturing companies. European Management Journal, v. 23, n. 1, p.14-26, 2005.

GRÖNROOS, C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

HAHN, C.K.; WATTS, C.A.; KIM, K.Y. The Supplier Development Program: a Conceptual Model. Journal of Purchasing and Materials Management, v. 26, n. 2, p. 2-7, 1990.

JOHNSON, M. W.; CHRISTENSEN, C. M.; KAGERNMANN, H. Reinventing your business model. Harvard Business Review, p.59¬67, 2008.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. How to implement a new strategy without disrupting your organization. Harvard Business Review, v. 84, p. 100-109, 2006.

KASTALLI, I.V.; VAN LOOY, B. Servitization: Disentangling the impact of service business model innovation on manufacturing firm performance. Journal of operations

management, v. 41, n. 4, p.169-180, 2013.

KIM, YONG. S. A representation framework of product–service systems. Design Science, v. 6, 2020.

LEE, S.; YOO, S.; KIM, D. When is servitization a profitable competitive strategy? International Journal of Production Economics, v. 173, n. 43-53, 2016.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2002

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica para

Ciências Sociais Aplicadas. 3a ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MATTHYSSENS, P.; VANDENBEMPT, K. Moving from basic offerings to value-added

solutions: strategies, barriers and alignment. Industrial Marketing Management, v. 37, p. 316–328, 2008.

MOURTZIS, D. et al. A cloud-based resource planning tool for the production and installation of industrial product service systems (IPSS). The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 106, n. 11, p. 4945-4963, 2020

MINAYO, M. C. de S. Scientificity, generalization and dissemination of qualitative studies. Ciência e saúde coletiva. v. 22, n. 1, p. 16-17, 2017

OLIVA, R.; KALLENBERG, R. Managing the transition from products to services.

International Journal of Service Industry Management, v. 14, No. 2, p.160-172, 2003.

PASCHOU, T. et al. Digital servitization in manufacturing: A systematic literature review and research agenda. Industrial Marketing Management, 2020.

PORTER, M. Estrategia competitiva. Elsevier Brasil, 2004.

RADDATS, C.; BAINES, T.; BURTON, J.; STORY, V.M.; ZOLKIEWSKI, J.

Motivations for servitization: the impact of product complexity. International Journal

of Operations and Production Management, v. 36, n. 5, p. 572-591, 2016.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2020). Disponível em:<http://www.agenciasebrae.com.br/asn/Indicadores/Novo%20MPE%20Indicadores%20-%20%2001%2010%202019.pdf>. Accesso em: 02, fev, 2020.

SILVERMAN, D. Doing Qualitative Research: A Practical Handbook. 3. ed. London: Sage, 2010

SMITH, L.; MAULL, R.; IRENE, C. L. Servitization and operations management: a service dominant¬logic approach. International Journal of Operations & Production Management, v. 34, n. 2, p. 242–269, 2014.

SOUZA JÚNIOR, W. C.; TORRES JÚNIOR, N.; MIYAKE, D. I. A servitização e o desempenho organizacional no setor de máquinas e equipamentos. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 58, n. 5, p. 475-493, 2018.

TEIXEIRA, F. G. et al. DA IDEIA AO CONCEITO DE PRODUTO: O USO DE TÉCNICAS CRIATIVAS COMBINADAS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE DESIGN. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Editora Edgard Blücher, 2020.

VALTAKOSKI, A. Explaining servitization failure and deservitization: A knowledge-based perspective. Industrial Marketing Management, v. 60, p. 138-150, 2017.

VANDERMERWE, S.; RADA, J. Servitization of business: adding value by adding service.

European Management Journal, v. 6, n. 4, p. 314-324, 1988.

VISNJIC, I.; VAN LOOY, B.; NEELY, A. Steering manufacturing firms towards service business model innovation. California Management Review, v. 56, p. 100–123, 2013.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016. Tradução: Daniel Bueno.

Downloads

Publicado

2021-08-31