A PERCEPÇÃO DE INVESTIDORES SOBRE O IMPACTO DAS NOTÍCIAS FALSAS NO MERCADO FINANCEIRO

Autores

  • Felipe Moulin Sader Pace Universidade FUMEC
  • Thiago Soares Nunes Universidade FUMEC http://orcid.org/0000-0002-1323-8160
  • Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro Universidade FUMEC
  • Wagner Luiz Silva Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i2.p1-20

Palavras-chave:

Notícias falsas, Mercado financeiro, Investidores

Resumo

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de identificar os impactos gerados por notícias falsas no mercado financeiro. A pesquisa foi classificada como qualitativa e descritiva, realizada por meio de um questionário online respondido por 50 investidores ativos no mercado financeiro, e foi utilizado estatística descritiva e análise de conteúdo para análise das respostas. Os resultados demonstraram que as notícias possuem papel importante na tomada de decisão dos investidores no mercado e podem gerar graves consequências. Foi observado que investidores tendem a tomar decisões irracionais e estão sujeitos ao viés cognitivo a longo prazo, também, que esses são suscetíveis a erros coletivos através do “efeito manada” gerado por informações e dados compartilhados em grande escala. No entanto, acredita-se que na medida em que o indivíduo ganha experiencia e entende como o mercado funciona, ele evita cair em tais notícias manipuladoras, e em muitas vezes pode utilizá-las a seu favor.

Biografia do Autor

Felipe Moulin Sader Pace, Universidade FUMEC

Graduado em Administração pela Universidade FUMEC.

Thiago Soares Nunes, Universidade FUMEC

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC (PDMA/FUMEC). Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC. Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC. Graduação em Administração pela UFSC.

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC e Coordenadora e professora do Curso de Administração da Universidade FUMEC. Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC. Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias – FEAD. Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva.

Wagner Luiz Silva, Universidade FUMEC

Professor do curso de Administração da Universidade FUMEC, nas modalidades presencial e EaD. Doutorado em Administração pela Universidade FUMEC, Mestre em Administração pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Moulin Sader Pace, F. ., Soares Nunes, T. ., Suely de Araújo Nery Ribeiro, J. ., & Luiz Silva, W. . (2024). A PERCEPÇÃO DE INVESTIDORES SOBRE O IMPACTO DAS NOTÍCIAS FALSAS NO MERCADO FINANCEIRO. Pensamento &Amp; Realidade, 38(2), 1–20. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i2.p1-20