Teoria Semiótica contra a Branding Myopia: um modelo integrado para construção, análise e gestão da marca

Autores

  • Paulo Lencastre
  • Ana Côrte-Real

Resumo

Este artigo parte da metáfora da miopia para explicar a visão mais limitada da marca, entendida exclusivamente como o sinal de identidade de um produto. Sendo a marca um sinal, recorre à semiótica, a ciência dos sinais, para aplicar um modelo que alarga o conceito de marca a três dimensões: a do sinal de identidade propriamente dito; a do objeto a que o sinal se refere; e a da resposta do mercado ao sinal.

Biografia do Autor

Paulo Lencastre

Paulo Lencastre é doutor em Ciências Econômicas Aplicadas pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), com tese intitulada L’Identification de la Marque, un Outil de Stratégie Marketing (A Identificação da Marca, um Instrumento de Estratégia de Marketing) (Louvain-la-Neuve: Ciaco, 1997). Professor de Marketing na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa. plencastre@porto.ucp.pt

Ana Côrte-Real

Ana Côrte-Real é doutora em Marketing pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa, com tese intitulada A Atitude das Crianças face às Mascotes das Marcas (Lisboa: ISCTE, 2007). Professora de Marketing na Faculdade de Economia e na Escola Superior de Comunicação da Universidade do Porto. abeirao@fep.up.pt

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Como Citar

Lencastre, P., & Côrte-Real, A. (2011). Teoria Semiótica contra a Branding Myopia: um modelo integrado para construção, análise e gestão da marca. Pensamento &Amp; Realidade, 24(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7081

Edição

Seção

Artigos