Cooperativismo: estratégia competitiva para a população de baixa renda e pequenos empreendimentos
Palavras-chave:
Pequenos empreendimentos, população de baixa renda, produtividade, estratégia competitiva, CooperativismoResumo
Este artigo descreve o cenário sócio econômico, formal e informal, que afeta negativamente a população de baixa renda e no qual atuam os pequenos empreendimentos no Brasil, de modo a identificar estímulos à sua formalização e contextualizar o Cooperativismo como a estratégia de negócios mais adequada ao incremento da produtividade no universo dos pequenos empreendimentos. São apresentados exemplos que representam pólos opostos de aplicação do Cooperativismo, que demonstram sua versatilidade estratégica. Por fim, conclui-se que o Cooperativismo abrange largo espectro econômico capaz de atender a múltiplos níveis de necessidades mercadológicas, com significativas vantagens competitivas sobre as empresas mercantis tradicionais.Downloads
Como Citar
Caldeira, Álvaro da C. (2012). Cooperativismo: estratégia competitiva para a população de baixa renda e pequenos empreendimentos. Pensamento &Amp; Realidade, 20. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8344
Edição
Seção
Estudos sobre a pobreza
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.