O Poder Jovem de Arthur José Poerner: tipos e mitos na construção da memória estudantil
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2015i17p%25pPalavras-chave:
Arthur Poerner, Poder Jovem, Movimento Estudatil, Representações IntelectuaisResumo
Este artigo trata do livro O Poder Jovem a partir da interpretação de que há nela a construção de um arquétipo da figura do jovem estudante que resulta de um processo de tipificação e mitificação. Na análise da obra é possível verificar as bases de uma memória social dos, anos 1960, na qual Arthur Poerner se tornou referência ao narrar a história do movimento estudantil brasileiro. À esta memória foi atribuída uma função de endossar o saudosismo sobre a resistência estudantil durante o período de regime militar, sendo inclusive recuperada na reorganização da UNE na reabertura política do Brasil. Assim, Poerner e seu livro encerram representações intelectuais que não debateram a atuação juvenil e estudantil à luz das teorias sociológicas e históricas, dando margem às explicações típicas e míticas.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Como Citar
Castro, T. B. (2016). O Poder Jovem de Arthur José Poerner: tipos e mitos na construção da memória estudantil. Ponto-e-Vírgula, (17). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2015i17p%p
Edição
Seção
Dossiê - Jovens latino-americanos: práticas culturais, políticas e comunicacionais
Licença
Copyright (c) 1969 Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


