O Poder Jovem de Arthur José Poerner: tipos e mitos na construção da memória estudantil

Autores

  • Thiago B. Castro Unesp - Marília

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2015i17p%25p

Palavras-chave:

Arthur Poerner, Poder Jovem, Movimento Estudatil, Representações Intelectuais

Resumo

Este artigo trata do livro O Poder Jovem a partir da interpretação de que há nela a construção de um arquétipo da figura do jovem estudante que resulta de um processo de tipificação e mitificação. Na análise da obra é possível verificar as bases de uma memória social dos, anos 1960, na qual Arthur Poerner se tornou referência ao narrar a história do movimento estudantil brasileiro. À esta memória foi atribuída uma função de endossar o saudosismo sobre a resistência estudantil durante o período de regime militar, sendo inclusive recuperada na reorganização da UNE na reabertura política do Brasil. Assim, Poerner e seu livro encerram representações intelectuais que não debateram a atuação juvenil e estudantil à luz das teorias sociológicas e históricas, dando margem às explicações típicas e míticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago B. Castro, Unesp - Marília

Downloads

Como Citar

Castro, T. B. (2016). O Poder Jovem de Arthur José Poerner: tipos e mitos na construção da memória estudantil. Ponto-e-Vírgula, (17). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2015i17p%p

Edição

Seção

Dossiê - Jovens latino-americanos: práticas culturais, políticas e comunicacionais