Do estranhamento à construção da alteridade: a complexa relação entre a família e a escola da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p19-27

Palavras-chave:

Família, Alteridade, Educação Infantil, Identidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar o processo de construção de vínculos e os conflitos que emergem entre família e escola nas primeiras experiências dos bebês e crianças em instituições educativas para a infância, explicitando percursos possíveis para uma boa relação entre as duas instâncias, ressaltando a função da escola da infância e o papel dos profissionais da educação para instauração de espaços dialógicos e potentes nesse segmento.

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Biografia do Autor

Gabriela Novaes, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Coordenadora pedagógica de Escola Municipal de Educação Infantil em São Paulo, Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP, Mestra profissional em Formação de formadores  - FORMEP/PUC-SP e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da USP.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

Novaes, G. (2021). Do estranhamento à construção da alteridade: a complexa relação entre a família e a escola da infância. Ponto-E-Vírgula, (28), 19–27. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p19-27

Edição

Seção

Dossiê Educação, Infâncias e Juventudes: Direitos e Contextos