O pensamento complexo de Edgar Morin e a religação dos saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p80-96

Palavras-chave:

Pensamento Complexo, Religação dos Saberes, Processo de Ensino Aprendizagem

Resumo

Este artigo trata da fragmentação dos saberes, da hiperespecialização e da necessidade de aprender a religar saberes dentro do processo de ensino aprendizagem; trata também de algumas ciências polivalentes que podem favorecer a religação dos saberes e da necessidade da reforma do pensamento, considerando que a complexidade tem como suas fontes, além de outras, três teorias: a teoria da informação, a teoria da cibernética e a teoria dos sistemas. Para tanto, reformar o pensamento que separa e fragmenta na direção de um pensamento que liga e religa: o pensamento complexo é um pensamento que contextualiza e que é capaz de articular os saberes.

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Biografia do Autor

Cintia Bianchi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado (incompleto) em Políticas Públicas de Educação - Ciências Sociais - PUC SP. Mestre em Educação - Formação de Formadores pela PUC (2015). Pós Graduada em Tecnologias Digitais de Educação - UFC (2021) e Gestão do Currículo - Uso de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na sala de aula

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Alves, E. A., & Bianchi, C. (2021). O pensamento complexo de Edgar Morin e a religação dos saberes. Ponto-E-Vírgula, (29), 80–96. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p80-96