O pensamento complexo de Edgar Morin e a religação dos saberes

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p80-96

Mots-clés :

Pensamento Complexo, Religação dos Saberes, Processo de Ensino Aprendizagem

Résumé

Este artigo trata da fragmentação dos saberes, da hiperespecialização e da necessidade de aprender a religar saberes dentro do processo de ensino aprendizagem; trata também de algumas ciências polivalentes que podem favorecer a religação dos saberes e da necessidade da reforma do pensamento, considerando que a complexidade tem como suas fontes, além de outras, três teorias: a teoria da informação, a teoria da cibernética e a teoria dos sistemas. Para tanto, reformar o pensamento que separa e fragmenta na direção de um pensamento que liga e religa: o pensamento complexo é um pensamento que contextualiza e que é capaz de articular os saberes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Cintia Bianchi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado (incompleto) em Políticas Públicas de Educação - Ciências Sociais - PUC SP. Mestre em Educação - Formação de Formadores pela PUC (2015). Pós Graduada em Tecnologias Digitais de Educação - UFC (2021) e Gestão do Currículo - Uso de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na sala de aula

Références

ALVES, Eliana Aparecida. Possibilidades e Limitações do Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), na busca da religação dos saberes: um estudo à luz do pensamento complexo.

ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; PETRAGLIA, Izabel. Estudos de Complexidade. (Orgs). São Paulo: Xamã, 2006. 99 p.

ALMEIDA, Maria da Conceição de; CARVALHO, Edgard de Assis. (Orgs). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005. 104 p.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento.1. ed. São Paulo: PROEM, 2002. 65 p.

LORIERI, Marcos Antonio. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo:Cortez, 2002. 231p.

LORIERI, Marcos Antonio Possível caminho para a superação da fragmentação dos saberes. In: ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; PETRAGLIA, Izabel. Estudos de Complexidade. (Orgs). São Paulo: Xamã, 2006, p. 37-48.

MORIN, E. Para sair do século XX. Tradução: Vera Azambuja Harvey. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986, 361p.

MORIN, E. Ciência com consciência. Trad.: Maria D.Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 2a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

MORIN, E. O Método 3. O conhecimento do conhecimento. 2 ed. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad.: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaia. São Paulo: Cortez, 2000a.

MORIN, E. e LE MOIGNE, J-L. A inteligência da complexidade. Trad. Nurimar Maia Falci. São Paulo: Peirópolis, 2000b.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128p.

MORIN, E. PENA-VEGA, Alfredo; PAILLARD, Bernard. Diálogo sobre o conhecimento. Tradução de Maria Alice Araripe Doria; revisão técnica de Cleide R. S. de Almeida, Izabel Petraglia – São Paulo: Cortez, 2004. 95 p.

MORIN, E. O Método 6. Ética. Trad. de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.

PETRAGLIA, Izabel. Olhar sobre o olhar que olha. Complexidade, Holística e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. 157p.

VALENTE, José Armando Aprendizagem continuada ao longo da vida. As diferentes dimensões do aprender. Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre, v.4, n.15, p. 9 -12, nov.2000. jan. 2001.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-21

Comment citer

Alves, E. A., & Bianchi, C. (2021). O pensamento complexo de Edgar Morin e a religação dos saberes. Ponto-E-Vírgula, (29), 80–96. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p80-96