O consumo de música regional como mediador da identidade

Autores/as

  • Valton Neto Chaves Dias
  • Veneza Veloso Mayora Ronsini

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2008i4p%25p

Palabras clave:

Mídia, consumo cultural, identidade regional

Resumen

O trabalho procura compreender como se constitui a identidade no Rio Grandedo Sul a partir do consumo de dois movimentos de música regional: a músicacampeira e a tchê music. Nos meios de comunicação, estes gêneros apresentamsecomo concorrentes, opondo o campo à cidade e a tradição à modernidade. Aose analisar o consumo dos gêneros musicais na vida cotidiana, o que se observasão tendências contraditórias e complementares: o consumo enquanto distinçãoe enquanto comunicação (García Canclini, 1996). Por um lado, ele permite quegrupos sociais se confrontem e se mantenham como opositores; por outro, ashibridações entre o culto e o popular entre o moderno e o tradicional servempara unir e comunicar experiências diferenciadas e desiguais.

Métricas

Cargando métricas ...

Cómo citar

Dias, V. N. C., & Ronsini, V. V. M. (2013). O consumo de música regional como mediador da identidade. Ponto-e-Vírgula, (4). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2008i4p%p

Número

Sección

Dossiê Juventudes: práticas político-culturais e alinhamentos metodológicos