O consumo de música regional como mediador da identidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2008i4p%25pPalavras-chave:
Mídia, consumo cultural, identidade regionalResumo
O trabalho procura compreender como se constitui a identidade no Rio Grandedo Sul a partir do consumo de dois movimentos de música regional: a músicacampeira e a tchê music. Nos meios de comunicação, estes gêneros apresentamsecomo concorrentes, opondo o campo à cidade e a tradição à modernidade. Aose analisar o consumo dos gêneros musicais na vida cotidiana, o que se observasão tendências contraditórias e complementares: o consumo enquanto distinçãoe enquanto comunicação (García Canclini, 1996). Por um lado, ele permite quegrupos sociais se confrontem e se mantenham como opositores; por outro, ashibridações entre o culto e o popular entre o moderno e o tradicional servempara unir e comunicar experiências diferenciadas e desiguais.Métricas
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Como Citar
Dias, V. N. C., & Ronsini, V. V. M. (2013). O consumo de música regional como mediador da identidade. Ponto-e-Vírgula, (4). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2008i4p%p
Edição
Seção
Dossiê Juventudes: práticas político-culturais e alinhamentos metodológicos
Licença
Copyright (c) 1969 Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais

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