Pós-colonialismo e feminismo decolonial: caminhos para uma compreensão anti-essencialista do mundo

Autores/as

  • Gabriel de Sena Jardim Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Claudio São Thiago Cavas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p73-91

Palabras clave:

Pós-colonialismo, Feminismo Decolonial, Epistemologia de Fronteira

Resumen

O imperialismo e as práticas coloniais monopolizaram todo um sistema de representações, configurando estruturas ideológicas pautadas por uma suposta essência ou natureza, especialmente atribuída às mulheres e à população negra, justificando a opressão e a dominação de gênero e raça. O presente artigo analisa alguns caminhos teóricos para uma compreensão anti-essencialista do mundo: no quadro dos estudos pós-coloniais, a revisão de alguns conceitos propõe uma leitura crítica sobre a continuidade das relações coloniais de dominação e opressão evidenciando a dupla colonização das mulheres. O feminismo decolonial indica um outro caminho possível propondo analisar a opressão de gênero e raça a partir de uma epistemologia de fronteira. Os resultados indicam uma compreensão histórico-sociológica sobre a colonialidade e suas repercussões na contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gabriel de Sena Jardim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IGEOG/UERJ). Doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – Programa EICOS – Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio realizado na Université Charles-de-Gaulle – Lille III (Doutorado Sanduíche com bolsa de estudos do Programa de Cooperação Internacional CAPES/COFECUB). Atualmente membro do Grupo de Pesquisas ‘Laboratório de Imagens: Gênero, Corpo, Espaço, Participação e Desenvolvimento, Migração e Mobilidades Culturais’.

Claudio São Thiago Cavas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Instituto de Psicologia – Programa de Pós-Graduação EICOS – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ). Doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – Programa EICOS – Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio realizado na Université Charles-de-Gaulle – Lille III (Pós-Doutorado Sanduíche com bolsa de estudos do Programa de Cooperação Internacional CAPES/COFECUB). Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Université Paris Ouest Nanterre La Défense – Paris X. Atualmente membro do Grupo de Pesquisas ‘Laboratório de Imagens: Gênero, Corpo, Espaço, Participação e Desenvolvimento, Migração e Mobilidades Culturais’.

Publicado

2018-02-18

Cómo citar

Jardim, G. de S., & Cavas, C. S. T. (2018). Pós-colonialismo e feminismo decolonial: caminhos para uma compreensão anti-essencialista do mundo. Ponto-E-Vírgula, (22), 73–91. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p73-91