Animal print ou printando animais: muitos nudes para várias peles entre racialidade e percepção de gênero na artemoda

Auteurs-es

  • Sheila Ribeiro UFBA

Mots-clés :

Moda, Arte, Corpo, Colonialidade, Indisciplinaridade.

Résumé

Este artigo investiga a relação entre moda, arte e corpo a partir do conceito de pele, especialmente nas performances de Berna Reale. O problema central é como a moda, articulada às artes visuais e à comunicação, revela códigos atravessados por violência, exclusão e colonialidade nos debates sobre racialidade, gênero e estética. Analisamos a biografia do “nude” e trazemos o conceito de animal print na moda como metáfora simbólica. O referencial teórico mobiliza crítica contracolonial e estudos de comunicação. A escrita adotada combina análise de performances, metodologia artística e discussão teórico-conceitual em plano-sequência, vinculada à pesquisa autoral desenvolvida no laboratório Imaginar Muito Mesmo. Os resultados apontam que a moda, enquanto linguagem indisciplinar, pode deslocar paradigmas e propor modos de percepção tensionando signos.

Biographie de l'auteur-e

Sheila Ribeiro, UFBA

1Sheila Ribeiro é artista da moda, do corpo e da tecnologia. Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia. https://orcid.org/0000-0001-6050-9966, http://lattes.cnpq.br/5171035690218468, sheila.ribeiro@ufba.br

Références

AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1970.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

CANEVACCI, Massimo. Fetichismos visuais: corpos erópticos e metrópole comunicacional. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2023.

GLISSANT, Édouard. Le discours antillais. Paris: Présence Africaine, 1981.

HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo socialista no final do século XX. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Annablume, 2003.

KATZ, Helena; GREINER, Christine (Orgs.). Arte & Cognição: corpomídia, comunicação, política. São Paulo: Annablume, 2015. 280 p. (Leituras do Corpo).

LEMOS, André. Invasão. Itabuna: Mondrongo, 2024.

LIMA, Diane (org.). Negros na piscina: arte contemporânea, curadoria e educação. São Paulo: Fósforo Editora, 2024.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. São Paulo: Boitempo, 2004.

MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. São Paulo: Cobogó, 2021.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles. A estetização do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno: da idade do sagrado ao império das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005

SHIBLI, Adania. Detalhe menor. São Paulo: Todavia, 2021.

WEBSTER, Jamieson. Sexo e desorganização. São Paulo: Ubu Editora, 2025.

FUSCO, Coco. Only Skin Deep: Changing Visions of the American Self. New York: Harry N. Abrams, 2003.

O'ROURKE, Karen. Walking and Mapping: Artists as Cartographers. Cambridge: MIT Press, 2013.

LANGE-BERNDT, Petra (org.). Materiality. London: Whitechapel Gallery, 2015.

Referências Artísticas

Berna Reale; Nancy Burston; Caetano Veloso; James Dean; Dendezeiro; Elvis Presley; Giorgio Armani; Gilberto Gil; Gucci; Héctor Babenco; Luchino Visconti; Marilyn Minter; Marlon Brando; Nicholas Ray; Oliviero Toscani; Pierre Verger; Richard Quinn; Sebastião Salgado; Thom Browne; Tiganá Santana; Tran Ba Vang.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-26

Comment citer

Ribeiro, S. (2025). Animal print ou printando animais: muitos nudes para várias peles entre racialidade e percepção de gênero na artemoda. Ponto-e-Vírgula, 2(38). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/73294