Os desafios dos jovens maias de língua Ixcán na Guatemala de hoje

Autores

  • Adriana Ines Nones PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2013i13p%25p

Palavras-chave:

Guatemala, povo Maia, juventude

Resumo

Com este artigo busco retratar as condições sociais vivenciadas pelos jovens Maias do município de Ixcán, na Guatemala. A diversidade de expressões juvenis é a conjunção de distintas vivências sócio-históricas tanto presentes quanto passadas. O processo de colonização espanhola subjugou o povo Maia conferindo-lhe uma posição de inferioridade na constituição da sociedade guatemalteca e obrigando-o a assumir um modo de vida diferente, contrastando com sua cultura tradicional. A exploração da mão de obra alicerçou a economia do país e deixou o povo numa situação de pobreza e exclusão social. Os 36 anos de guerra civil usurparam o sonho dos Maias que migraram a Ixcán em busca de terra. Os traumas perduram ainda hoje nos adultos que viveram o conflito, sendo visíveis nas relações sociais desses jovens que carregam, no coração e na mente, as imagens e os ruídos dessa guerra. Mostro como os meios de comunicação têm interferido nos modos de ser jovem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Ines Nones, PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Mestranda do Programa de Estudos Pós-graduados em de Ciências Sociais (Área deAntropologia). Orientadora: Professora Doutora Lucia Helena Vitalli Rangel.

Downloads

Publicado

2014-05-20

Como Citar

Nones, A. I. (2014). Os desafios dos jovens maias de língua Ixcán na Guatemala de hoje. Ponto-e-Vírgula, (13). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2013i13p%p

Edição

Seção

Artigos