Refrações do corpo na performance cinematográfica de David Cronenberg

Autores

  • Jo Souza Belas Artes
  • Juan Droguett Belas Artes SP

Palavras-chave:

Interface Cinema e Psicanálise, Corpo imaginário, simbólico e real , Filmografia de David Cronenberg , Performance estético-artística , Refrações do Real

Resumo

Este artigo remete à interface do cinema com a psicanálise, a moda e a política sob a égide de procedimentos metodológicos multi e transdisciplinares. Considera a filmografia de David Cronenberg nas refrações do corpo imaginário, simbólico e real propostas por Lacan, enaltecendo o referente perceptivo em detrimento dos mal- estares da cultura pós-moderna. Tais categorias possibilitam a análise dos distintos tipos de fenômenos artísticos e culturais, entre eles os da Sétima Arte. Temática segundo a qual a «nova carne», expressão estética baseada na performance do corpo humano, ocorre normalmente pela fusão entre o orgânico e a matéria; a maioria das vezes graças à tecnologia que o situa no eixo sobre o qual giram as produções culturais do cineasta canadense. Projeção, identificação e transferência fruem aqui como categorias estéticas para o exame da subjetivação na formação de identidades na confluência do corpo, gênero, sexualidade e poder.

Biografia do Autor

Jo Souza, Belas Artes

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, graduada em Relações Públicas pela UNIFACS-Salvador. Especializações em Criação e Styling de Moda pelo Senac, Fashion Image pelo Instituto Marangoni de Paris, Fashion Communication Promotion From Vision na Central Saint Martins, STYLECORE e Instituto Italiano de Imagem. Realizou cursos de avaliação de guarda-roupa com Carol Davidson e Style Works of Union Square de Nova York, entre outros. Com 30 anos de experiência no mercado da cultura, com foco em figurino, música e teatro. Estudou performance com Daniela Labra no Maria Antônia - USP e na graduação na Escola de Teatro na Bahia, UFBA, onde atuou como assistente na peça "Era uma vez uma mata", dirigida por Sônia Rangel. Além de ter participado de montagens com José Possi Neto dentre outros. Participou de cursos de roteiro com Monica Simões no ICBA e com Sérgio Machado na FACOM. Produziu e dirigiu vídeos experimentais e curtas-metragens ( PAX, ADUPÉ e INTERIORES), tendo participado do Festival de 5 Minutos da Fundação do Estado da Bahia. Atuou como atriz e figurinista no sul da França em intercâmbio com o diretor Guy Jacques em Perpignan, Le Théâtre de la Rencontre. Tento acumulado experiências em produção cultural nas áreas de música, teatro e cinema em Salvador. Responsável pela produção e concepção do concerto "Nordestilhas" com Elomar Figueira, Dércio Marques e Xangai, e de peças de teatro do diretor alemão Harald Weiss no Teatro Castro Alves e no Theatro XVIII. Participou da montagem de exposições e shows no interior da Bahia. Em São Paulo, a partir de 2007, criou o projeto "Moda e Literatura" com desfiles no metrô e na Avenida Paulista, bem como o projeto "Moda e Cinema" na Reserva Cultural. Realizou performances na PUC, MASP e CCBB em São Paulo, atuando como palestrante nas áreas de tendências, futurologia, moda, cores, consultoria de imagem, cultura e educação. Em 2012, foi pioneira e lançou a primeira Pós-graduação em Consultoria de Imagem e Beleza (420 horas) no Centro Universitário Belas Artes-SP tendo como abordagem as pesquisas acadêmicas relacionadas a diversidade, futurologia, inclusão, autoestima, e sutentabilidade da imagem. Sempre buscando um olhar sensível e multidisciplinar para a área além e aquém dos manuais prescritivos. Em 2014, fundou a galeria do conhecimento para trocar de saberes e aprendizados na área de consultoria de imagem a partir de uma metodologia diferenciada. Lecionou em diversas instituições ( ESCOLA PANAMERICANA, IED, SENAC, FMU, FAAP, UNIPÊ e USP) e, atualmente, na Belas Artes, é professora nas graduações de Cinema, Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo, Fotografia e Artes Cênicas. Além disso, coordena e leciona na Pós-Graduação em Consultoria de Imagem e Beleza, na Pós de Moda e Mercado, Pós de Produção de Moda e Styling e como docente na Pós de Produção de Cultura, Produção de Design Emocional. Faz parte do grupo de pesquisa CPS na PUC-SP e do grupo de pesquisa Imaginário do Instituto Milton Santos na UFBA. Em 2024, lançou o livro : "Gramática da Consultoria de Imagem" pela editora Estação das Cores e Letras.

Juan Droguett, Belas Artes SP

Graduado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Metropolitana de Ciências da Educação (Chile/Cl), obteve o Master em Educação e especializou-se em Semiótica do Espaço (Arquitetura e Design) e Psicanálise no Instituto Oscar Pfister- Associação Internacional de Psicanálise Freudiana-, ligado à Pontifícia Universidade Católica de Salamanca/Espanha. Pós-doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, nela desenvolveu "um método onírico de interpretação psicanalítica na interface: cinema e psicanálise" com o subsídio da FAPESP. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUC/SP e em Educação pela Universidade de Salamanca/Espanha. Obteve o reconhecimento de sua Licenciatura plena em Educação pela Universidade de São Paulo, sendo habilitado para exercer nas disciplinas de Filosofia, Psicologia e Gerenciamento Educacional (USP/MEC) e exerceu como diretor, coordenador pedagógico e orientador em alguns colégios de São Paulo/Brasil. Foi convidado em 1997 a fazer parte da equipe colegiada fundadora do programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP até 2000. Fez parte também do grupo fundador do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Comunicação da Universidade Paulista - UNIP até 2008. Após estágio de intercâmbio na Europa (França/Itália) voltou em 2009 para ministrar aulas no Ensino Superior, nos cursos de Graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Rádio e TV). Organizou a preparação e formação de alunos para a prova do Enade, Iniciação Científica e Projetos de acessibilidade ao stricto sensu. Atualmente é professor convidado das Universidades Complutense de Madrid, Salamanca, Navarra, Deusto/Bilbao; das Universidades de Paris/Sorbonne e Califórnia/Berkeley. Em Universidades brasileiras a Programas de stricto sensu, lato sensu e graduação. Pertence ao comitê científico da Revista ELSA, Environment, Land Society Architectonics da University of Geneva, Lausanne na Suíça. É professor do curso de Pós-graduação em Semiótica Psicanalítica da PUC/SP e do curso Produção de Arte em Comunicação do Centro Universitário de Belas Artes, pertence ao comitê editorial de algumas editoras, revistas e periódicos nacionais e internacionais. Autor de várias publicações de livros, artigos científicos e pareceres tanto no Brasil quanto no exterior. É líder de um grupo independente de crítica cinematográfica que fundou em 2020 um Instituto que leva seu nome. Suas pesquisas se concentram na experiência estética da filmografia contemporânea, nas inovações metodológicas dos estudos da visualidade e nos efeitos de sentido da produção com imagens em movimento. Sendo as áreas por ele exploradas: comunicação, cinema, crítica cinematográfica, psicanálise e educação.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo. A transformação das pessoas em

mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

BECKETT, Samuel. O Inominável (1949). Biblioteca Azul/Globo Livros, 2009.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70, 2021.

CATALÁ, Domènech, Josep M. La imagen interfaz. Representación audiovisual y

conocimiento en la era de la complejidad. Bilbao: Universidad del País Vasco, 2010.

CRONENBRG, David. Consumidos. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2014.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.

DROGUETT, Juan. «Cinema e Psicanálise: suporte pulsional das refrações do Real».

In: SANTAELLA, Lucia. O mal-estar na cultura revisitado. São Paulo: Estação das

Letras e Cores, 2024.

ESPINOSA, Benedictus de. Ética (1662). São Paulo: Editora da Universidade de São

Paulo, 2015.

FREUD, Sigmund. «Novas conferências introdutórias à Psicanálise». In: Obras

Completas, vol. 18 (1933). São Paulo: Companhia das Letras, 2010a.

FREUD, Sigmund. «Além do princípio do prazer». In: Obras Completas, vol. 14

(1920). São Paulo: Companhia das Letras, 2010b.

FREUD, Sigmund. «A dissolução do complexo de Édipo». In: Obras Completas, vol.

16 (1924). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

HEIDEGGER, Martin. O que é a Coisa? (1950). Lisboa: Edições 70, 2018.

LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 20: Mais, ainda (1972-1973). Rio de Janeiro:

Zahar Editor, 1985.

LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 7: a ética da psicanálise (1953-1980). Rio de

Janeiro: Zahar Editor, 1988.

LACAN, Jacques. Escritos (1933-1966). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LACAN, Jacques. «Radiofonia» (1970). In: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar, 2003.

LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 10: a Angústia (1962-1963). Rio de Janeiro:

Zahar, 2005.

LACAN, Jacques. Os complexos familiares na formação do indivíduo (1937).

Ensaio de análise de uma função em psicologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008a.

LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 16: de um Outro ao outro (1968-1969). Rio de

Janeiro: Zahar, 2008b.

LACAN, Jacques. O mito individual do Neurótico (1952). Rio de Janeiro: Jorge

Zahar, 2008c.

LACAN, Jacques. O Seminário RSI, Livro 22 (1973-1974): figuras e formas do nó

borromeano seminário RSI. Limeira, SP: Edições Nosso Conhecimento, 2023.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: WMF,

Martins Fontes, 2018.

MILLER, Jacques-Allan. El Ultimísimo Lacan. Los cursos psicoanalíticos de

Jacques-Alain Miller. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós, 2014.

MORSE, Erik. «At the Fondazione Prada, David Cronenberg Delves into the Bizarre

World of Anatomical Waxworks» In: Vogue, Arts 31/03/2023. Disponível

em:https://www.vogue.com/article/david-cronenberg-cere-anatomichefondazione

prada-interview. Acesso em 20 de jun. 2024.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. São Paulo: É Realizações, 2014.

SARTRE, Jean-Paul. Ser e o nada: ensaios de ontologia fenomenológica. Petrópolis,

RJ: Vozes, 2015.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2015.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação (1819).

Lisboa: Edições 70, 2021.

ŽIŽEK, Slavoj. El acaso de las fantasías. Madrid: Siglo XXI, 2005.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

SOUZA, J., & Droguett, J. (2025). Refrações do corpo na performance cinematográfica de David Cronenberg. Ponto-e-Vírgula, 2(38). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/73153