Refrações do corpo na performance cinematográfica de David Cronenberg
Palavras-chave:
Interface Cinema e Psicanálise, Corpo imaginário, simbólico e real , Filmografia de David Cronenberg , Performance estético-artística , Refrações do RealResumo
Este artigo remete à interface do cinema com a psicanálise, a moda e a política sob a égide de procedimentos metodológicos multi e transdisciplinares. Considera a filmografia de David Cronenberg nas refrações do corpo imaginário, simbólico e real propostas por Lacan, enaltecendo o referente perceptivo em detrimento dos mal- estares da cultura pós-moderna. Tais categorias possibilitam a análise dos distintos tipos de fenômenos artísticos e culturais, entre eles os da Sétima Arte. Temática segundo a qual a «nova carne», expressão estética baseada na performance do corpo humano, ocorre normalmente pela fusão entre o orgânico e a matéria; a maioria das vezes graças à tecnologia que o situa no eixo sobre o qual giram as produções culturais do cineasta canadense. Projeção, identificação e transferência fruem aqui como categorias estéticas para o exame da subjetivação na formação de identidades na confluência do corpo, gênero, sexualidade e poder.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo. A transformação das pessoas em
mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
BECKETT, Samuel. O Inominável (1949). Biblioteca Azul/Globo Livros, 2009.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Edições 70, 2021.
CATALÁ, Domènech, Josep M. La imagen interfaz. Representación audiovisual y
conocimiento en la era de la complejidad. Bilbao: Universidad del País Vasco, 2010.
CRONENBRG, David. Consumidos. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2014.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.
DROGUETT, Juan. «Cinema e Psicanálise: suporte pulsional das refrações do Real».
In: SANTAELLA, Lucia. O mal-estar na cultura revisitado. São Paulo: Estação das
Letras e Cores, 2024.
ESPINOSA, Benedictus de. Ética (1662). São Paulo: Editora da Universidade de São
Paulo, 2015.
FREUD, Sigmund. «Novas conferências introdutórias à Psicanálise». In: Obras
Completas, vol. 18 (1933). São Paulo: Companhia das Letras, 2010a.
FREUD, Sigmund. «Além do princípio do prazer». In: Obras Completas, vol. 14
(1920). São Paulo: Companhia das Letras, 2010b.
FREUD, Sigmund. «A dissolução do complexo de Édipo». In: Obras Completas, vol.
16 (1924). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
HEIDEGGER, Martin. O que é a Coisa? (1950). Lisboa: Edições 70, 2018.
LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 20: Mais, ainda (1972-1973). Rio de Janeiro:
Zahar Editor, 1985.
LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 7: a ética da psicanálise (1953-1980). Rio de
Janeiro: Zahar Editor, 1988.
LACAN, Jacques. Escritos (1933-1966). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
LACAN, Jacques. «Radiofonia» (1970). In: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 2003.
LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 10: a Angústia (1962-1963). Rio de Janeiro:
Zahar, 2005.
LACAN, Jacques. Os complexos familiares na formação do indivíduo (1937).
Ensaio de análise de uma função em psicologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008a.
LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 16: de um Outro ao outro (1968-1969). Rio de
Janeiro: Zahar, 2008b.
LACAN, Jacques. O mito individual do Neurótico (1952). Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 2008c.
LACAN, Jacques. O Seminário RSI, Livro 22 (1973-1974): figuras e formas do nó
borromeano seminário RSI. Limeira, SP: Edições Nosso Conhecimento, 2023.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: WMF,
Martins Fontes, 2018.
MILLER, Jacques-Allan. El Ultimísimo Lacan. Los cursos psicoanalíticos de
Jacques-Alain Miller. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós, 2014.
MORSE, Erik. «At the Fondazione Prada, David Cronenberg Delves into the Bizarre
World of Anatomical Waxworks» In: Vogue, Arts 31/03/2023. Disponível
em:https://www.vogue.com/article/david-cronenberg-cere-anatomichefondazione
prada-interview. Acesso em 20 de jun. 2024.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. São Paulo: É Realizações, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. Ser e o nada: ensaios de ontologia fenomenológica. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2015.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2015.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação (1819).
Lisboa: Edições 70, 2021.
ŽIŽEK, Slavoj. El acaso de las fantasías. Madrid: Siglo XXI, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ponto-e-Vírgula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


