Contribuição da psicanálise para a educação: a transferência na relação professor/aluno

Autores

  • Márden de Pádua Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

educação, Psicanálise, transferência

Resumo

O presente artigo tem como foco principal refletir sobre as alternativas de interfaces entre as áreas da Educação e Psicanálise. Partiu-se das contribuições teóricas de Freud e de outros teóricos do assunto tendo como conceitos fundamentais as noções de "sujeito-suposto-saber" e, principalmente, de "transferência", ressaltando a vertente psicanalítica como ferramenta útil para os professores. Nesse diálogo entre as duas áreas, evidencia-se o efeito do olhar psicanalítico sobre as questões educacionais, desvelando o papel desempenhado, através das práticas educativas, na constituição e no protagonismo do sujeito. Espera-se estimular a abertura de intercâmbio entre esses campos que têm em comum, acima de qualquer coisa, a questão do desenvolvimento humano. A partir dessa premissa, propomos pensar sobre as possibilidades de suporte teórico da Psicanálise para a prática educativa, sobretudo no que diz respeito especificamente ao papel docente em sala de aula.

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Como Citar

Ribeiro, M. de P. (2016). Contribuição da psicanálise para a educação: a transferência na relação professor/aluno. Psicologia Da Educação, (39), 23–30. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/26701

Edição

Seção

Artigos