Arte e criatividade na docência em psicologia: uma obra inacabada

Autores

  • Idonézia Collodel Benetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Paulo Roberti Junior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Ax Wilhelm Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Roraima
  • Ana Paula da Rosa Deon Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Roraima

Palavras-chave:

arte, psicologia, criatividade, docência

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência em docência, com uma turma de alunos do curso de Administração, na disciplina de psicologia Organizacional e do Trabalho. As aulas, envolvendo arte, tinham como objetivo contemplar um dos itens do programa que incluía o tema "Criatividade", que foi abordado através da utilização, via Power Point, de 12 obras - pinturas em tela que apresentavam pessoas trabalhando. Estiveram expostos 12 artistas diferentes, de 12 países diferentes - incluindo o Brasil - em diferentes épocas. O passo a passo dessa abordagem, as reflexões e a avaliação dessa experiência são aqui delineados e comentados para que o leitor se sinta incentivado pelo uso da arte como recurso para motivar os alunos para a complexa, porém prazerosa, tarefa do encontro com os acadêmicos no cotidiano da sala de aula.

Downloads

Edição

Seção

Compartilhando